Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Habitar

"…para que Cristo habite vosso coração pela fé…" A carta aos Efésios é uma celebração a Mateus 16:18. Nesta epístola, o apóstolo complementa o tratado iniciado em Gálatas, que irá se perfazer em Filipenses e Colossenses.

Na compreensão do termo "tirados para fora" Efésios já se inicia com: "...para sermos separados perante Ele…" o que dá sentido ao "…nos escolheu Nele". De fato, as portas do hades não prevalecerão contra "Ele".

Tudo começa na redenção, no calvário, mas é preciso avançar. É na ressurreição e ascensão que nosso Senhor se tornou "O Espírito Vivificante (1Co 15:45)" para se soprar nos seus (Jo 20:22) e ser a Vida eterna "neles".

Que outra maneira teria o Senhor para poder "habitar" nosso coração e espírito (Jo 14:17,23; Ef 2:22, 3:17)? Ao vencer a morte e o hades o "primogênito dos filhos na Nova Criação" está acima de tudo (1:22-23) e…

Jesus compartilha com sua Igreja o poder vencedor através da posição em que ela está (2:6): nos céus. Isto exige da cristandade a percepção deste fato glorioso. Céu é uma esfera divina; não é e não será um lugar físico.

O poder não é milagreiro; é para os filhos serem conformados ao Primogênito (Rm 8:16, 28-29) e serem membros do Corpo de Cristo (1:23; 5:30). Igreja é Cristo habitando nos seus crentes. Não é prédio, templo, organização religiosa...

Em 3:17 o radical da palavra Κατοικώ (habitar) é "Κάτω" (para baixo). Cristo habitar é o mesmo que nos estabelecer como moradia. Por isso a expressão "…enraizados e alicerçados em amor…" Isso é orgânico; é vivo; é subjetivo.

Aos gálatas, temos o fato de "Cristo ser formado em nós" (4:19) definindo como orgânica a salvação da alma (Fp 2:12) requer negar viver pelo primeiro Adão, sendo a regeneração do nosso espírito um ato de fé; judicial, objetivo.

Filipenses revela o viver em ressurreição (1:19; 3:10) e Colossenses conclui a edificação do Corpo de Cristo (1:24; 3:10,11). As muitas moradas em João 14:2,23 são os muitos vasos regenerados que formam a "habitação de Deus".
Goiânia - GO
Textos publicados: 132 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.