Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Fome da Palavra - Parte 1

Am 8:11: "Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR."

A literatura do profeta surge como um protesto contra a opressão e a injustiça social vigentes no antigo Israel, em meados do século VIII a.C. Para entender a mensagem do livro, é preciso considerar a situação humilhante dos pobres daquele cenário. Amós fala em nome do Senhor, como um leão que ruge contra a injustiça social (1.2).

O nome "Amós" significa "carregador de cargas" (derivado do verbo hebraico ‘amas’, "erguer um fardo", "carregar"). Presume-se que o nome seja uma abreviação de "Amasias", cujo sentido é "Javé carrega, protege" (II Cr 17.16).

Amós é oriundo de Tecoa (1.1), um povoado de Judá, localizado a 9 km sudoeste de Belém. Tecoa estava numa elevação de 920 metros, sendo estrategicamente usada no toque de trombetas e transmissão de anúncios ao povo (Jr 6.1). Nessa vila a sabedoria popular era bastante alimentada. Essa informação parece ser confirmada por II Sm 14.2.
• Cronologicamente, ele é o primeiro dos profetas clássicos.

Amós teve uma visão de um cesto de frutos de verão, o qual ilustrava a condição de Israel. As palavras hebraicas para "frutos de verão" e "fim" são semelhantes e são colocadas juntas num jogo de palavras. A visão dos frutos de verão indicava que o fim se aproximava rapidamente para Israel.

Amós 8:11, aplica-se à ausência de mensageiros de Deus, tais como seus profetas. Israel não apenas tinha desprezado os mensageiros de Deus, mas tinha levado muitos deles à morte por causa de suas palavras. No juízo de Deus sobre Israel, chegaria um tempo em que o povo buscaria ajuda e direção, mas Deus permaneceria em silêncio. Ele não lhes enviaria nenhum mensageiro.

Ez. 7:26: "Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; então buscarão do profeta uma visão, mas do sacerdote perecerá a lei e dos anciãos o conselho"
Mq. 3:7: "E os videntes se envergonharão, e os adivinhadores se confundirão; sim, todos eles cobrirão os seus lábios, porque não haverá resposta de Deus"

Temos na sala de nossa casa, em nossos smartphones, os maiores teólogos a nossa inteira disposição. Mas será que temos nos valido disso?

Continua...
Garibaldi - RS
Textos publicados: 6 [ver]
Site: http://odairspfilho.wordpress.com

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.