Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Fé e política no Brasil: Deus e a Pátria

“O Brasil é a pátria de chuteiras”, durante muito tempo pensei e até assegurava que não haveria uma frase nova tão desprovida de qualquer censo que se compararia a esta para categorizar nosso país, pois estava inegavelmente equivocado, surgiu uma que soma o reducionismo da primeira com irrelevância e despropósito, “O Brasil é do Senhor Jesus”.

O que se busca legitimar com esta frase é sobre a maneira como as igrejas evangélicas e seus membros majoritariamente em exercício de mandato fazem política. A igreja com o objetivo de aumentar e consolidar sua influência, garantir seus bens e preservar suas estruturas usa de estratégias, faz acordos político-ideológicos, mercantiliza os votos de fiéis, entra no jogo sedutor da busca do poder pelo poder e tudo feito “evangelicamente” para dar significado, através de uma hermenêutica empobrecida, a sua presença de sal da terra e luz do mundo.

Deve-se também destacar a forma como são escolhidos os candidatos e as legendas partidárias, exatamente nesta ordem, no primeiro plano quem e em segundo, sem nenhuma importância, com quais idéias e sempre por imposição sem debate democrático. A conseqüência de ausência de critério ideológico e programático e do autoritarismo é que posteriormente os mandatários eleitos exercem seus mandatos, de maneira irrelevante a grandes temas sociais, políticos e econômicos.

Previsivelmente a atual Frente Parlamentar Evangélica no congresso nacional diante de denuncias sérias a um integrante do alto escalão do Governo Federal negociou seu silencio “evangelicamente” em nome da família e dos bons costumes, como se a ética pudesse ter dois lados, um moral e outro pratico. A questão não é de posicionamento diante de um tema que conflita com a fé, mas das exigências éticas que a fé faz diante das tomadas de posição.

Não ignoro nossa necessidade de militância política e social, muito menos do legitimo direito de exercemos cidadania através do processo eleitoral, votando e sendo votado, penso, entretanto que o principio norteador não é “O Brasil é do Senhor Jesus”, mas nossa missão de agentes transformadores do Reino de Deus, isto é, ser movido pela ética, justiça e solidariedade.
Santo André - SP
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.