Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ética ou santificação

A ética tem como elemento parte daquilo que é aceito ou tolerado pela sociedade. Diante disto, um cristão pode ser levado a viver uma vida de pecado sem se dar conta do erro, caso viva numa sociedade totalmente pervertida. Desta forma, se faz necessário um outro dispositivo orientador, a bíblia, que como um todo deve ser usada como manual ético, e se pensarmos num resumo fácil de procedimentos éticos encontramos os dez mandamentos (Decálogo).

Certamente há muita confusão no meio cristão quanto ao que está escrito no antigo testamento, a principal dificuldade é entender a relação graça e lei. Podemos observar que decálogo, mesmo sendo integrante da lei, tem sua continuidade no ensino de Jesus e dos apóstolos. Quanto a entrega do decálogo há um importante plano de fundo ante a entrega dos mandamentos, onde o Senhor se revela ao seu povo como, "O seu Deus, que os tirou da servidão do Egito" (Ex 20:2). Veja, primeiramente o Senhor liberta o seu povo da opressão e faz uma aliança com esse povo no Sinai, após isto ocorre a entrega dos mandamentos. Em outras palavras, o povo é salvo pela graça de Deus, e, num segundo momento lhe são entregues as regras que servem de orientação para que um povo liberto possa viver como tal. O pano de fundo histórico dos dez mandamentos é o evangelho.

Logo, o princípio para a obediência não se encontra na moralidade, mas na gratidão! Tal princípio é mesmo para os cristãos de todas as épocas. Se perguntarmos, como o povo salvo pode viver em santidade? A resposta mais correta é obedecendo aos mandamentos, em especial ao decálogo! Contudo, sempre observando a linha tênue entre santificação e legalismo. O Senhor não deseja que o seu povo seja um povo ético para que possa alcançar algo, ou use desta obediência para ser uma moeda de troca, ou motivações para o pecado do orgulho quando em comparação a outros cristãos, mas que lhe obedeçam porque já foram alcançados pela graça e agraciado com toda sorte de bênçãos!
Parnamirim - RN
Textos publicados: 10 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.