Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Estátuas de sal espirituais!

A drástica experiência vivida pela mulher de Ló deve servir como lição para a Igreja de Cristo nestes últimos dias.

As passagens bíblicas contidas em Gênesis 19:4-8, Judas 7 e 2 Pedro 2:7-8 oferecem-nos uma base teológica para acreditarmos que os pecados de ordem sexual sobressaiam-se em Sodoma e Gomorra, incluindo o da homossexualidade/sodomia.

Naquele lugar, certamente com boa densidade demográfica, Deus não encontrou sequer dez pessoas tementes/justas (Gênesis 18:32), fato que O fez chover enxofre e fogo (Gênesis 19:24), fato inclusive ratificado no Novo Testamento através das palavras de Judas, no versículo 7: “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”.

Ló, como um temente servo de Deus, se entristecia grandemente com a situação do povo, e certamente clamava a Deus no sentido de que seus familiares não se deixassem também contaminar naquele ambiente. Quem nos disse isto, e também ratificou o zelo do Senhor pelo seu servo Ló, foi o Apóstolo Pedro em sua Segunda Epístola (Cap. 2, Versículos 7 e 8): “E livrou (Deus) o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas)”.

O exemplo de Sodoma e Gomorra é a prova viva de que “Não devemos nos enganar; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

Em várias passagens bíblicas contidas no capítulo 19 de Gênesis, vemos a graça e a misericórdia e divina em ação, querendo salvar pessoas, e estas mantendo-se indiferentes às advertências divinas, como aconteceu inclusive com os genros de Ló (Gênesis 19:14).

O versículo 16 (do Capítulo 19) destaca ainda que Ló “demorou-se” a sair (certamente pela intenção de salvar o maior número de pessoas), razão pela qual os mensageiros de Deus que estavam naquele lugar “o pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade”.

Triste é perceber que mesmo já fora da cidade, a mulher de Ló ainda tentou dar o seu último “flerte” com o pecado e se deu muito mal, pois assim nos diz a Palavra: “E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal” (Gênesis 19:26).

Este “flerte” foi uma transgressão a um mandamento dado anteriormente pelo Senhor: “E aconteceu que, tirando-os fora, disse: “Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte para que não pereças” (Gênesis 19:17).

Sabemos que o pecado que trouxe juízo de Deus sobre Sodoma e Gomorra, no entendimento do Apóstolo Paulo, estava no mesmo patamar de alguns outros pecados, conforme se depreende abaixo:

! Timóteo 1:8-10:
"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente, reconhecendo que a lei não é feita para o justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina."

Lembremo-nos também da cobiça do povo de Deus quando peregrinou no deserto (tendo saído pela mão forte de Deus das mãos de faraó), povo que murmurou depois da saída do Egito, como que olhando para trás: “E os filhos de Israel disseram-lhes (a Moisés): Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão” (Êxodo 16:3).

Quando nos sentirmos tentados a “olhar para trás”, peçamos a Deus misericórdia, pois nos disse Jesus: “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62).

Isto posto, pergunto-lhe: Se Deus tratasse com o seu povo de hoje, da mesma forma como fez com a mulher de Ló, você já teria se tornado uma estátua de sal ?

Cuidemos para já não sermos estátuas de sal espirituais !
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.