Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Espírito de moderação para quem precisa

"E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim." Marcos 9:38,39.

"...E nós lho proibimos, porque não nos segue! Quantas vezes o mesmo tipo de temperamento encontrado nos discípulos de Jesus, são também identificados em nós. Restringimos toda a sapiência religiosa aos correligionários da nossa placa denominacional e proibimos que se associe o nome de Cristo aos que não nos seguem. A palavra certa para esse tipo de atitude chama-se ambição. Aquele desejo interior carnal adâmico de ansiedade para manter, como diz Calvino, privilégios e honra. Como assim, deixar um desconhecido que nunca leu a cartilha da "doutrina" da minha igreja fazer milagres e anunciar a pregação do Evangelho de Jesus Cristo? Talvez o nosso coração deseja invejá-los na ferrenha capacidade do árduo trabalho que ele tem de levar as pessoas ao conhecimento do reino dos céus. A princípio, sempre achamos que é melhor uma dura conjectura apocalíptica sobre os inimigos pessoais a deixar o rigoroso juízo apenas para nós mesmos.

"Eu participei de uma festa de aniversário no quintal de um menino de 5 anos de idade. Os pais de Mikey pareciam ter comprado os cinco primeiros corredores da loja de brinquedos para a ocasião. Mike foi o primeiro a sair, correndo de pacote em pacote, gritando de alegria. As coisas ficaram feias quando as outras crianças correram para o quintal com ele, igualmente encantadas com os pacotes. Ele correu de criança em criança, pegando pacotes e gritando: "MEU!" Ele estava ficando sobrecarregado. No outro extremo do quintal estava o Grande Prêmio: um jipe ​​movido a bateria, com espaço suficiente para Mikey e sua pilhagem – seu carro de fuga! Ele empilhou pacotes nos bancos dianteiros e traseiros e olhou para escapar. Para seu horror, ele viu que não seria capaz de colocar todos os seus presentes no carro. Havia crianças demais de quem se defender, e não havia espaço suficiente para todos os presentes. Desesperado, ele gritou: "NÃOOOOOOO!" Pensei comigo: "Se Dante tivesse visto isso, haveria outro canto no Inferno." (A inveja: o segundo pecado preferido dos demônios)

Segundo a definição de dicionário, moderação vem do latim modus, "medida". Uma pessoa modesta é aquela cujas ações são medidas, contidas. A virtude de permanecer na exata medida. Um antídoto contra a soberba (arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada) chama-se a virtude do contentamento da plena satisfação em Cristo. "Comer mel demais não é bom, nem é honroso buscar a própria honra." A receita do equilíbrio espiritual é fundamental para o sucesso: aprender a falar menos de si mesmo e mais de Deus.
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.