Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

"Crônicas de um Apologista"

Ao longo de uma simples e corriqueira caminhada ao por do sol, percebi três pessoas conversando - se é que podemos chamar de conversa - em alto tom de voz.
Aproximando-me deles pude perceber que se tratava de um debate sobre a importância de defendermos a nossa Fé em Cristo Jesus. Dois dos envolvidos argumentavam que Deus não precisa ser defendido por ser Infinito, Soberano, independente do homem e, portanto, não deveríamos perder tempo defendendo nem Ele nem a Escritura.
Já o outro argumentava que tal pensamento era errôneo e nocivo, pois somos chamados a dar razão da nossa Fé como está escrito em 1Pedro 3:15 que diz:

"Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês".

É coerente como Cristãos, dialogarmos visando o crescimento e edificação uns dos outros mantendo o respeito e preservando o amor sempre.

O ocorrido me levou a refletir a respeito do assunto, lembrando a importância da Apologética no nosso dia a dia, e que para isso necessitamos de um bom conhecimento bíblico. Muitos possuem preconceito com termos e com a sistematização de estudos, mal sabem eles que tais coisas servem para facilitar-nos na aprendizagem.

Longe do pragmatismo a Apologética é uma palavra que vem do latim tardio "apologetĭcus" derivada do grego "apologia" que significa "defesa verbal". Podemos dizer que é "a ciência de defender a fé Cristã", e o "Apologista" é todo aquele que a pratica. A palavra é usada aproximadamente oito vezes no Novo Testamento: At 22:1 - 25:16/ 1Cor 9:3/ 2Cor 7:11/ Fl 1;7,17/ 2Tim 4:16 e 1Pe 3:15.

Encontramos a Apologética também sendo exercida pelos Pais da Igreja, como Inácio de Antioquia (110 d.C.), Justino de Roma (156 d.C.), Policarpo de Esmirna (155 d.C.), Irineu de Lião (200 d.C), outros como Aristides de Atenas (130 d.C.),
Tertuliano (220 d.C.), que escreviam para os imperadores romanos. Ainda outros como Eusébio de Cesareia (340 d.C.), Atanásio (373 d.C.), Hilário de Poitiers (367 d.C.), Basílio Magno (369 d.C) e muitos outros da era chamada "Patrística", foram Apologistas (defenderam a fé cristã).

A Própria Reforma Protestante ocorreu através de uma ótima Apologética, refutando as Heresias da Igreja Católica Romana, e isso mostra o quanto a Apologética é importante para a vida diária do Cristão. Através dela podemos responder diversas heresias que as seitas produzem e refutarmos as demais cosmovisões que se opõem a cosmovisão Cristã, Glorificando a Cristo o nosso único e suficiente Salvador.
Petrolândia - PE
Textos publicados: 7 [ver]
Site: http://dihantunes.wordpress.com/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.