Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Você nunca perderá sua Salvação #03

Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens... - Jesus

Para quem está familiarizado com a Bíblia sabe que a fala de Jesus citada acima não parou por aí. Ela é seguida de um "mas", e de um alerta muito sério.

Iremos olhar esse alerta e terminar aqui essa série. Mas, que tal antes nos determos na primeira parte do versículo?

Todo pecado será perdoado (e já foi perdoado). A obra da cruz é suficiente. Esse é o Evangelho. Jesus já nos salvou! A graça se manifestou a todos.

Não há nada que possamos fazer, nem aumentar e nem diminuir na obra de Cristo.

Se todo pecado será perdoado e só um pecado não terá perdão, dá a impressão de que deveríamos então nos concentrar somente nesse pecado e vigiarmos para não o cometer, e tudo dará certo no final. Mas acho que não era bem essa a intenção e nem a mensagem de Jesus...

O problema dessa interpretação é que rouba o controle da obra da salvação para a ação humana.

Calvinistas não estão muito errados quando sob esse aspecto afirmam que o santo não tem o livre arbítrio. Na prática um santo jamais cometeria o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo. Um Santo jamais escolheria se afastar de Deus, tendo já sido uma vez vivificado com seu Filho Jesus.

A figura bíblica é a de um homem que vende TUDO o que tem e compra um campo com um tesouro de valor inestimável. A coisa está sacramentada ele achou TUDO o que queria. Em hipótese alguma ele desfará o negócio. É eterno.

O homem já fez sua escolha. Ele buscava a pérola e a achou! Não há volta.

Pelo lado divino é a mesma coisa. A figura bíblica são três: a dracma, a ovelha e o filho perdidos. Deus os acha e não os perderá nunca mais.

Até mesmo o superego do cristão é empoderado, quando trazido para a cruz. Deus atua na consciência moral (no superego) do convertido, e assim guardará os seus pés. Até mesmo com um olhar Ele nos guia. Para ficarmos na teoria psicanalítica temos também que entender que o id é emponderado e o verdadeiro prazer do cristão está em Deus. Como diria John Piper o cristão adora Deus se regozijando n"Ele. Assim, seu foco está mais em como desfrutar da pessoa de Deus, da salvação, e em tudo lhe dar glória; do que neste ou naquele pecado, em como evitá-lo ou correr dele.

Como a Bíblia nos orienta a considerarmo-nos mortos para o pecado e vivos para Deus, a pergunta então que fica é: Como posso continuar pecando (e perder a salvação) se já morri para o pecado?

A bem da verdade, não é um pecado específico, grande demais e imperdoável, que separará o homem de Deus, mas qualquer pecado. E Jesus morreu na cruz para tirar o pecado todo e qualquer pecado.

Então por que Jesus faz este alerta tão sério? (E há tantos outros na Bíblia e na vida?)

A razão é simples. Porque com Deus não se brinca. A intenção não é botar medo, mas de fato impor respeito. Para aqueles fariseus (e eles eram pessoas sérias - sérias até demais) a incredulidade estava indo muito longe, as ofensas estavam indo muito longe, a dureza de coração estava indo muito longe. Nessas horas é importante a advertência.

Jesus não queria (como supunha Bertrand Russell) causar grande miséria na imaginação de todo mundo.

Para quem conhece a Bíblia sabe que ela não foi escrita para atemorizar ou causar medo nas pessoas. Nem nos crentes e nem nos incrédulos. Pelo contrário, pois além de lermos inúmeras vezes Deus e Jesus dizendo "não temas", ela diz claramente que o verdadeiro amor lança fora o medo. O Pai nos conduz com amor e bondade. Por isso você jamais O perderá – ELE: sua Salvação.

Veja também: https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/voce-nunca-perdera-sua-salvacao-02
Fürth - EX
Textos publicados: 287 [ver]
Site: http://teologia-livre.blogspot.de/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.