Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Como é difícil seguir a Cristo

É sabido que a luta travada entre o bem e o mal remonta desde a criação do homem, pois, ainda no paraíso o homem foi tentado a comer do fruto da árvore do bem e do mal, levando-o a queda. A Bíblia está repleta de passagens que descrevem a luta entre o bem e o mal: a tentação de Satanás contra Jó para que abandonasse a sua fé (Jó 1.11); contra Jesus Cristo para que abjurasse a Deus (Mt 4.1-11).

Hoje não é diferente. Se homens santos foram tentados em sua vida de fé, inclusive, o nosso Salvador, porque seria diferente conosco homens e mulheres comuns, herdeiros do pecado original? 

A humanidade passou a conviver com uma contradição dentro de si, escolher entre o bem e o mal, seguir ao Espírito Santo ou ceder às tentações da carne. E esta, diga-se de passagem, hodiernamente, apresenta-se com uma ostensividade e agressividade próprias da mídia moderna, reforçadas por teologias ultra-modernistas que pregam a prosperidade acima de qualquer coisa, inclusive do sagrado, teologias liberais que só tendem a valorizar o homem em detrimento do divino.

É muito atual a história registrada no livro de Mateus acerca de um jovem que queria saber de Jesus o que seria preciso para alcançar a vida eterna, e ao saber que teria que seguir os mandamentos divinos e doar tudo o que tinha aos pobres, retirou-se da presença do Senhor de forma triste (Mt 19.16-22).

Como nos acostumar a uma vida de obediência, de entrega, de trabalho, de submissão à Palavra de Deus, quando, a todo momento, somos tentados a nos desviar dela, seja dentro da igreja, através da mídia, no nosso ambiente de trabalho, no nosso lar, do próximo que acha que a Bíblia é apenas um livro de estórias (com “e” minúsculo) ou um manual de auto-ajuda que você pode ou não usar.

De diversas maneiras somos tentados a nos afastar do caminho de Cristo e a tentação, às vezes, se apresenta de forma tão sutil que nem percebemos que estamos nos desviando dos caminhos do Senhor, e quando nos damos conta, já caímos em um fosso sem fundo, pelo menos para recuperarmos algumas coisas que tal queda nos causou (família, trabalho, confiança, amigos, etc).

Devemos estar atentos e resistir às possíveis tentações que possam nos envolver no nosso dia-a-dia, desde a mais simples até a mais complexa. Não devemos nos esquecer que ceder a tentação é pecado (Hb 4.15). 

Deus não deseja que sejamos tristes em nossas vidas, que não tenhamos amigos, ou que não nos relacionemos com nossos vizinhos, colegas de trabalho, de escola. Pelo contrário, Deus quer que sejamos parte neste mundo como cristão, que sejamos sal para humanidade, como profetas do seu Evangelho, sempre em busca de almas para o seu reino.

Deus quer que busquemos o seu conhecimento, como também o conhecimento do homem, por assim dizer, no entanto, que retenhamos apenas aquilo que é bom para o cristão; ou seja, aprouve a ele que o homem fosse capaz de pensar, discernir e de desenvolver conhecimentos outros acerca de tudo que o cerca e o afeta.

Para um primeiro momento, a própria Palavra de Deus nos dá as soluções que evitarão o afastamento do cristão do verdadeiro caminho, tais como: jejuar, orar e buscar na Palavra a solução para os diversos conflitos que possam estar nos afligindo. Em um segundo momento, devemos identificar o que ou quem está servindo de pedra de tropeço em nosso caminho, nos afastando do caminho do Senhor. Devemos, com benignidade e amor, tentar convencer a quem está servindo de pedra de tropeço, de forma consciente ou inconsciente, em nossa vida a reconhecer o mal que está praticando contra o seu próximo e contra si, e, principalmente, contra Deus. Colocar o caminho de Deus como o primeiro e principal objetivo a ser seguido em nossas vidas e segui-lo custe o que custar. 

Capacitados que somos por Deus para discernir sobre o bem o mal, somos também provados por Deus em algumas situações em nossas vidas. Não sei qual a sua situação. Talvez você esteja sendo tentado pelo maligno a se afastar de Deus, talvez você esteja sendo provado por Deus em sua fé, em sua fidelidade para com ele, como o fez com Abraão (Gn 22.1-2); com o seu povo (Ex 16.4); com cada um em relação ao que ensina (1 Co 3.13).

É necessário resistir à tentação do maligno e dar provas da sua fé em Deus através de Jesus Cristo, vez que, o que devemos buscar, principalmente, é o galardão da vida eterna (Ap 22.12). 

Lembre-se: o galardão da vida eterna só quem tem o condão de proporcionar é Deus, através do seu filho Jesus, e mais ninguém. Portanto, se algo ou alguém está lhe tentando a se afastar de Cristo Jesus, repudie, retire da sua frente o obstáculo que está atrapalhando a sua caminhada, seja paciente e benigno com aqueles que ainda não conseguiram compreender a importância em seguir a nosso Senhor, tente redirecioná-lo para o verdadeiro caminho (Jo 14.6), àquele que conduz a felicidade, que proporciona a paz e o amor e que nos dá condições de enfrentar todas as dificuldades que a vida proporciona. Amém.
João Pessoa - PB
Textos publicados: 6 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.