Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A verdadeira sabedoria aos olhos de Deus

Conheço uma humilde e quase iletrada senhora que, alguns meses atrás, ao ler numa receita médica escrito: "tomar 1 comprimido via oral de 6 em 6 horas durante 7 dias", entendeu que precisaria ingerir o comprimido para combater uma infecção apenas às 6 horas da manhã e às 6 da noite, portanto, numa sub-dose, com implicações inesperadas e até trágica à vida. Entretanto, lhe expus na época que, ao longo de 24 horas, ela precisaria tomar 4 comprimidos ao dia, sendo 1 comprimido de 6 em 6 horas.

Esta mesma pessoa é uma fervorasa cristã que foi alcançada pela graça de Deus, que ama louvar, orar e congregar, e mesmo com muita dificuldade, consegue ler porções das Escrituras.

Este é um exemplo claro de que a palavra sabedoria tem significado diferente a luz da Teologia Cristã, em certos contextos bíblicos.

No sentido espiritual, eis o que diz a Escritura sobre a sabedoria: "Provérbios 9:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência" ... "Salmos 111:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre"

Deduz-se, do que foi anteriormente lido, que não é a erudição nem os títulos acadêmicos que fazem do ser humano sábio aos olhos de Deus, até por que escreveu o Apóstolo Paulo: "1 Coríntios 1:26 Porque bem vedes, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 29 Para que nenhuma carne se glorie perante ele".

É oportuno destacar o ato misericordioso de Deus de levantar e capacitar pessoas com dons e talentos ministeriais para conduzir o rebanho de Cristo, instruindo-o de maneira sóbria e consistente na perspectiva bíblica: "Efésios 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo".

Todavia, necessário se faz ratificar que a salvação é um Dom de Deus e, como tal, a falta de escolaridade não é em si um obstáculo para Deus levar uma pessoa a se arrepender de seus pecados e ser salva da ira vindoura, por meio da fé pessoal em Cristo. A simples pregação do Evangelho, proferida por um cristão a um público, mesmo este constituído por pessoas iletradas, é capaz de trazer a salvação: "Romanos 10:17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus".

A citação bíblica abaixo confirma também o que expus anteriormente: "Isaías 55:11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei".
Recife - PE
Textos publicados: 391 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.