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Palavra do leitor

A questão da Magazine Luiza e das quotas: privilégio ou injustiça?

"A justiça tem o papel, dentro de uma proposta de liberdade e respeito, ser um meio e fim para ir a direção da restauração e reconciliação entre pessoas, entre comunidades e, enfim, entre os vários espaços da vida social’’.

"Se não encararmos a verdade por formar mecanismos de autêntica redução das desigualdades sociais, como esses desiguais conseguirão acreditar, em nossos discursos de leis, de valores, de crenças e de princípios?’’

A decisão da Magazine Luiza para promover a inserção de pessoas da raça negra, em seu trabalho de trainer, como não poderia ser diferente, apresenta toda uma séria de posições, tanto pro quanto contra. De certo, se adentrarmos na dimensão dos princípios constitucionais - de que todos são iguais, perante a lei, de não haver nenhuma forma de discriminação, conforme o artigo 5 da Constituição Federal, em seu caput, declara. Por enquanto, evitarei de expor se essas medidas arruínam, expressamente, todas as garantias estabelecidas, por nossa Constituição, no tocante a direcionar as leis para proteger e preservar a todos igualmente ou de que todos sejam tratados, sem qualquer discriminação ou desigualdade. Faz-se necessário abordar a questão moral, de ser válido, de ser legítimo e aceitável a adoção de critérios de raça, de cor, de etnia, como elementos para inserção no mercado de trabalho, nos espaços acadêmicos, nos espaços destinados a cargos públicos e eletivos? Ora, se partirmos do preceito de ser uma maneira de corrigir as injustiças praticadas, por exemplo, no período da escravidão, em face dos povos da raça negra, aqui, no Brasil, como uma forma de compensar todo o processo histórico sedimentado de discriminação, de preconceito, de racismo, de segregação, a qual colocou os descendentes de negros numa condição de inferioriedade, de desvantagem, passa por ser uma argumentação, em parte, fraca, até por qual motivo a geração de hoje seria responsável por intervir nas escolhas das gerações anteriores?

Acredito, piamente, ser imprescindível deixarmos de lado a tese da minoria, da discriminação, da desvantagem, da segregação, de perceber a aplicação de certas medidas, não como uma compensação ou correção. Em linha oposta, visa atender a uma palavra muito utilizada pelo póstumo Professor Silas Gonçalves, em sua definição sobre o Direito (O Direito é uma Ciência Cultural, é uma disciplina imperativo, heterônoma, bilateral e que tende a realização da justiça e do bem comum). A busca por esse bem comum, para alguns, não trará efeitos consistentes na diminuição dos atos de discriminação e preconceitos, de desigualdades e injustiças, mas desencadeará reações animosas de grupos não alcançados, por meio de tais políticas, de tais medidas e escolhas, como a da Magazine Luiza. Então, os critérios de avaliação, a partir da raça, da cor, da situação social, étnica não se configura numa concreta injustiça? A questão se circunscreve na missão, na finalidade, no propósito, no objetivo assumido e adotado pelas instituições sociais (seja uma universidade, uma empresa, um colégio e outros campos, por onde as narrativas humanas se fazem). Presumidamente, a missão se constiui na base do reconhecimento e não o oposto.

Atentemos, a postura firmada pela Magazine Luiza não objetiva trilhar por uma missão, a qual não permita está e não aquela, por uma questão de inferiorização, entretanto, voltado a proporcionar a efetiva e contundente diversidade social. Ainda carregamos a crença de que o mérito, o sucesso, o progresso, as conquistas, as realizações são frutos de quem os fez por merecer, como uma consequência de sua própria virtude e temos observado não ser bem assim, porque, em muitos aspectos, decorre da sorte e não, necessariamente, da virtude, do mérito, da excelência. Além do mais, essa fé, em si mesmo, cria um descompasso em compreender a importância da solidariedade social, sem conceber ou ser responsável em relação aqueles que não obtém tais avanços ou ficam para trás. Afinal de contas, no caso em tela, qual seria a finalidade da Magazine Luiza? Talvez, muitos podem afirmar e reafirmar não passa de uma estratégia de marketing ou de elevar suas ações, no mercado financeiro, ou de se apresentar como um segmento afeito a atentar a diversidade que compõe a sociedade? É bem verdade, somos impelidos a eleger uma das pontuações feitas, como dito acima, e, mesmo com tais enfoques, ainda, assim, permaneço com a promoção do acesso de todos, diante de uma diversidade que traça as cores, as peculiariedades e as particularidades de nossa sociedade.
São Paulo - SP
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