Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Igreja do Espírito Santo - Parte 2 Final

Continuando o artigo com o mesmo tema...

Certa vez, em uma discussão teológica, o debatedor usou uma frase que a igreja católica cunhou, que dizia: "quem não tem a igreja por mãe, não tem a Deus por Pai". Porém, o outro teólogo retrucou: "a igreja tem muitos a quem Deus não tem, assim como Deus tem muitos, que a igreja não tem".

Essa discussão anterior nos remete a uma reflexão, que é definir de que igreja mãe eles estão falando. É lógico que é da igreja física dos apóstolos, querendo se colocar como único caminho que conduz à salvação. Mas essa igreja não é onisciente, onipotente e nem onipresente. A hierarquia eclesiástica não lê mente e nem corações, não tem como autenticar a fé de qualquer membro que seja. Portanto, essa igreja física dos apóstolos, tem um único instrumento de julgar, que são os seus próprios critérios organizados em um estatuto produzido pelo fundador, que não é Cristo, mas um ser humano influenciável, corruptível, emocional, que decidiu isso por motivos diversos. Por isso, dos 3 modelos de igreja: igreja de Jesus, igreja física dos apóstolos e igreja do Espírito Santo, a dos apóstolos é a única que não é perfeita, apesar de ser necessária e uma das formas de se organizar o povo de Deus em grupo aqui na terra.

Agora fica mais claro entender, porque quando termina os cultos da igreja física dos apóstolos, que normalmente começam às 19h e vão até as 21h em alguns dias da semana, quando fica aquele grupinho de 3 ou 4 irmãos conversando, e de repente um começa pedir perdão, outro começa a chorar, alguns começam a louvar. É que acabou o culto da igreja física dos apóstolos que têm horário para começar e terminar, mas a igreja do Espírito Santo continua funcionando, porque nela não tem tempo, nem dia, nem horário ou lugar e nem precisa ter milhares de pessoas juntas para Ele agir. Quem faz parte da igreja invisível de Jesus e da igreja do Espírito Santo, pode ser movido de madrugada, em sonhos, no trabalho em qualquer circunstância porque nelas não há tempo e nem espaço. Por isso, quando Hebreus fala que não devemos deixar de nos congregar com nossos irmãos, como é costume de muitos, ele está falando de qual igreja? De uma que pode errar ou da igreja perfeita? Quando se fala de desigrejados, está se referindo a qual igreja? É possível alguém que professa o nome de Jesus e segue os seus preceitos estar fora de sua igreja e do Espírito Santo só porque discorda da administração da igreja física administradas por homens falhos?

Em muitas situações, por falta de entendimento da palavra, já podemos ver irmãos contra irmãos que labutam na mesma causa entrando em conflito, onde nem sempre são os nossos inimigos que nos acusam, mas os nossos próprios irmãos que nos tem como inimigos. Assim como, nem sempre as verdades bíblicas são para os de fora, mas para os de dentro também: Se Deus é por nós, quem será contra nós? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e que também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Rm 8:31-35. É por isso também que Jesus fala em João 10:27-30, "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, por que elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que me deu, e ele é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai. Eu e o Pai somos um. Em outra referência Paulo fala: " Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, quem está em Cristo Jesus nosso Senhor" Rm 8:38-39. Isso tudo está se referindo as ovelhas, aos cristãos fieis, aos santos de qual igreja? As igrejas físicas dos homens ou a do Nosso Senhor Jesus Cristo? Que é Sem placa, sem dono, sem sacerdote, sem mediador terreno, invisível mas real, universal, do Deus único, eterno e imortal 1Tm 1:17?

Portanto, todos devemos ter em mente, que diferente da igreja física, a igreja de Jesus e a igreja do Espírito Santo de Deus nunca vão nos decepcionar. Inclusive ela vai nos fazer suportar e corrigir as falhas, os erros e os abusos da igreja física dos homens. E na sua infinita misericórdia, apesar de muitas coisas, vai até usar a igreja física para fazer coisas lindas e maravilhosas, onde muitos vão se perguntar: como pode Deus usar essas pessoas que parecem tão erradas aos nossos olhos? Pode vir alguma coisa boa do meio cristão evangélico? Sim, porque maior é o que está em nós, do que o que está no mundo. É a ação do Espírito Santo que distribui dons a cada um como ele bem quer, em tudo e em todos.
Manaus - AM
Textos publicados: 57 [ver]
Site: http://registrocientifico.blogspot.com/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.