Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Arte e mente cristã

Não, a arte plástica não é assunto apenas para pintores, curadores ou “pessoas mais sensíveis”. Muito menos é perda de tempo para cristãos mais preocupados com a salvação das pessoas. Ela é um importante canal para entendermos quem somos e como estamos. E ainda mais: sem ingenuidade, a arte está na arena de guerras culturais mais diversas, inclusive, sobre Deus. Ela estava na arena cultural das tumultuadas décadas de 60 e 70, e está no nosso mundo pós-moderno.
 
Que tal conhecer alguém que pensou seriamente – e foi levado a sério - sobre tudo isso? Rookmaaker – arte e mente cristã, de Laurel Gasque, apresenta aos leitores brasileiros o pensador Hans Rookmaaker (1922-1977), um cristão holandês convicto e um acadêmico de envergadura que discutiu não somente a arte, mas também seus significados (ou a indiferença de alguns em não discuti-los).
 
Em entrevista recente à Folha de São Paulo, o mais valorizado artista plástico do momento, Fernando Botero, nos altos de seus 80 anos, afirmou que a “arte vive um momento deplorável”, sem estrutura e com ideias superficiais. Rookmaaker já criticava esta “falta de estrutura” nos anos 60, com prejuízos não apenas estéticos, mas também morais e existenciais.
 
A vida de Rookmaaker durou apenas 55 anos (1922–1977). Esses anos situaram-se simetricamente no meio do século 20. Ele completou a primeira metade de sua vida entre os anos de 1949 e 1950. Em 1970, publicou seu best-seller, A Arte Moderna e a Morte de uma Cultura. De maneira incandescente, ele se foi em 1977. Influenciou qualitativamente indivíduos-chave e grupos que viriam a ter um efeito notável na mudança de atitudes em relação às artes na igreja e em muitas outras instituições.
 
 “Nenhuma biografia consegue acertar tudo. O objetivo desta é simplesmente dizer que uma vida ‘comum’ pode fazer uma diferença incrível”, disse Laurel Gasque. Se a de Rookmaaker nos ajudar a enxergar arte e cultura com mais profundidade, já terá feito uma grande diferença.
 
Leia mais
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.