Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

"Vá a ele como está", simples assim. Um hino clássico

História dos hinos
Por Henriqueta Rosa F. Braga
 
O hino “Tal qual estou” traduz a experiência pessoal da jovem Charlotte Elliott ao compreender que Deus recebe o mais vil pecador e não olha para as incapacidades físicas, mas sim para o coração contrito que dele se aproxima.

Recostada numa poltrona de onde a invalidez não lhe permitia levantar-se para uma vida de atividade normal, Charlotte Venn Elliott tristemente lamentava sua impossibilidade de participar dos preparativos que ao seu redor se faziam para um bazar em benefício de um colégio para filhos de ministros pobres. Encabeçava o movimento seu irmão, o rev. Henry Elliott, e cordialmente o secundavam nesse esforço seu pai e sua irmã.
 
Como gostaria Charlotte Elliott de colaborar em tão nobre empreendimento! E como lamentava sua incapacidade física! Mergulhada em suas cogitações, veio-lhe à mente um fato passado há muito tempo. Tinha ela 33 anos de idade e atravessava talvez o mais doloroso período de sua doença. Triste, desanimada, por vezes intimamente revoltada com sua enfermidade, perguntava a si mesma por que lhe coubera tão dura sorte na vida. Por que sua irmã e suas amigas gozavam saúde e ela, nova ainda, se via presa ao leito ou a uma poltrona? No mais aceso de sua luta íntima, recebera a família a visita amiga de um pastor suíço, o rev. César Malan, que, com a acuidade espiritual de um verdadeiro pastor, adivinhando o drama daquela alma jovem e a consequente tortura de tão grande desgraça, afetuosamente procurara induzi-la a aproximar-se de Cristo para nele encontrar a paz que lhe faltava. Embora nascida em lar cristão, a moça ainda não encontrara o seu Salvador pessoal. Ao calor das bondosas palavras do rev. Malan, respondeu Charlotte com frieza, dizendo-lhe: “Não sei como eu, pobre paralítica que sou, poderei entregar-me a Cristo!”. Mansa e carinhosamente replicava-lhe o pastor: “Vá a ele assim como está!”.
 
Estas palavras proferidas havia catorze anos foram recordadas tão impressivamente naquele momento que a conduziram pela fé aos pés de Cristo. Compreendeu em sua plenitude o maravilhoso amor de Deus, que recebe o mais vil pecador e não olha para incapacidades físicas, mas sim para o coração contrito que dele se acerca em nome de Jesus.
 
Moça culta, bem educada e de grande sensibilidade, não raro extravasava em versos as profundas emoções que lhe iam na alma. Nesse dia, movida pela abençoada lembrança da conversa que tivera com o rev. Malan, encontrou-se com o seu Salvador e, por ele inspirada, pôde traduzir em memoráveis versos a profunda experiência que lhe trouxe a paz ao coração e a levou a consagrar seus dotes poéticos à edificação espiritual. Foi assim que brotou de sua pena o hino “Tal qual estou”, ao qual se seguiram muitos outros.
 
Tal qual estou” vinculou-se à música “Woodworth”, de William Bradbury. Este compositor americano foi organista do Tabernáculo Batista de Nova York, professor de canto e organizador de festivais de hinos religiosos e de classes de música populares com a finalidade de melhor habilitar os crentes ao canto congregacional. Publicou numerosas coleções de hinos, entre as quais The Jubille, que alcançou nada menos de 2 milhões de exemplares. Eis o texto de “Tal qual estou”: 
 
Tal qual estou, sem demorar,
A ti me venho consagrar.
Oh! Não me queiras rejeitar:
Jesus bendito, eu venho a ti!
 
Tal qual estou, Senhor Jesus,
Refúgio quero aos pés da cruz,
Pois atraído em tua luz,
Jesus bendito, eu venho a ti!
 
Tal qual estou me vês, Senhor:
Um pobre e triste pecador.
Oh! Vem mostrar-me o teu favor!
Jesus bendito, eu venho a ti!
 
Tal qual estou me aceitarás.
Terei contigo, enfim, a paz.
A tua mão me estenderás:
Jesus bendito, eu venho a ti!
 
Tal qual estou descansarei
Em ti, Jesus, meu Deus, meu Rei!
E além das trevas cantarei:
Jesus bendito, eu venho a ti!
 
A tradução da letra é do rev. M. Porto Filho feita em 1960, incluída em Salmos e Hinos, número 321.

• Henriqueta Rosa Fernandes Braga (1909-1982) foi musicista, professora e musicóloga. Recebeu o primeiro diploma universitário de música conferido no Brasil. Pesquisadora, palestrante e conferencista, dedicou-se à conservação e às publicações do hinário Salmos e Hinos, que formou gerações de protestantes no Brasil desde as suas primeiras edições. De 1968 a 1984, assinou a coluna da revista Ultimato intitulada “Música sacra” e é autora de Contando e Cantando e Contando e Cantando (vol. 2).


QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.