Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

O que jovens estudantes têm feito para enfrentar a pandemia da Covid-19?

Por Vanessa Oliveira

É evidente que a sociedade mudou, de forma inesperada, com a pandemia. Universidades e faculdades tiveram suas atividades interrompidas, total ou parcialmente. Nesse contexto, organizações que buscam levar o evangelho, e tem o ambiente universitário como campo missionário, tiveram que se adaptar a essas mudanças.

Em tempos difíceis, a criatividade e a versatilidade são essenciais e se ressaltam. Como servir em meio à crise? Como seguir em frente em um ambiente instável e incerto? Com isso em mente, grupos formados por jovens cristãos têm vencido os desafios e continuam conectados, mesmo em isolamento. Veja a seguir algumas iniciativas:

ABU Brasil
A Aliança Bíblica Universitária do Brasil tem continuado seus trabalhos de casa. A organização cristã tem publicado dicas de como aproveitar o tempo de isolamento, além de materiais para estudo e reflexão. Representantes regionais da ABUB têm compartilhado suas experiências e impressões em meio a pandemia, como fizeram Pedro Valenzuela, assessor da região São Paulo e Mato Grosso do Sul, e Karen Aquino, obreira da Região Minas.

Grupos locais têm se mobilizado e preparado oficinas on-line, que abordam importantes temas, como mordomia financeira, negritude, vocação, política, comunicação, evangelismo e saúde mental. As oficinas são ministradas pelos próprios jovens e por pessoas ligadas ao movimento, como Lissânder Dias, Antonia Leonora e Uriel Heckert.

Acompanhe o que a ABUB tem feito pela hashtag #amissaocontinuadecasa.

Cru Campus Brasil
A Cru Campus Brasil (antigo Movimento Estudantil Alfa e Ômega) é uma organização de jovens comprometidos com a evangelização no meio universitário. Com a pandemia, as atividades presenciais foram interrompidas e o grupo tem trabalhado de forma virtual. Além de materiais para estudo em pequenos grupos e para evangelização, disponíveis no site, os organizadores sugerem uma rotina na quarentena, que promova uma vida espiritual disciplinada e hábitos saudáveis. Para acompanhar as ações do grupo, siga a hashtag #crucampusonline.

Grupos regionais também têm se mobilizado, como no caso da Cru Salvador, que adaptou um evento para o formato on-line. De 15 a 21 de abril, os participantes tiveram uma programação intensa com momentos de oração, devocional, entre outros, com duração de 24h por dia.

Vocare Brasil
O Vocare é um movimento que, sob a liderança da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), busca conectar jovens dispostos a seguir seu chamado missionário às agências que podem ajudá-los. A organização do movimento está preparando uma Live de Oração e convida a todos que participem. O evento virtual acontecerá no dia 30 de abril, às 19 horas, pela plataforma on-line Zoom.

Movimento MEAJUDE
O Movimento de Ensino e Aconselhamento a Juventude – MEAJUDE – é um grupo que trabalha com ações em favelas, transformando a realidade de crianças e adolescentes, por meio de atividades como aulas de futebol, biblioteca, reforço escolar, aulas de teatro, dança, xadrez, entre outras. O objetivo é alcançar toda a família e apresentar o reino de Deus.

Com a pandemia e, consequentemente, a interrupção das atividades presenciais, o grupo resolveu continuar ajudando a comunidade distribuindo cestas básicas e kits de higiene, em parceria com outra organização. 

IFES World
A International Fellowship of Evangelical Students (IFES) é a união internacional de movimentos estudantis, que também tem se mobilizado nessa quarentena. A organização preparou diversos materiais, como estudos bíblicos e reflexões, individuais ou em grupo. A IFES também tem divulgado entrevistas com seus representantes sobre o impacto do coronavírus e a situação do movimento, principalmente na Ásia e Europa, durante a pandemia. Além disso, no site é possível encontrar depoimentos com experiências dos próprios jovens, como no caso de estudantes isolados na China.

Cerca de trezentos estudantes que, segundo Anetta Arulrajah, secretária regional no Leste da Ásia “são indomáveis em seu espírito", promoveram um encontro on-line de oração em favor dos que sofrem com duração de 24 horas. A organização está recebendo doações para a causa do coronavírus. Clique aqui para mais informações.

Leia mais:
» Por um Ministério de Jovens relevante e transformador
» Covid-19: as incertezas e a surpreendente intervenção de Deus
Vanessa Oliveira tem 23 anos e é auxiliar editorial na Editora Ultimato.
  • Textos publicados: 22 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.