Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

O que aprender com C. S. Lewis

Por Paulo Ribeiro
 
Faço um pequeno resumo do que C. S. Lewis tem me ensinado:
 
1 - A importância do pensamento claro e da escrita moralmente cativante – lógica precisa e penetrante, com imaginação e criatividade.
 
2 -  A necessidade de superar o esnobismo cronológico, o modernismo, o pós-modernismo, o relativismo, o reducionismo etc.
 
3 – A beleza da música do idioma inglês, especialmente quando tocada à luz de verdades bíblicas.  Como disse o Prof. Kreeft: “Que cristão fez dançar o latim como Agostinho? Que cristão ensinou o inglês a cantar como Lewis? Suas palavras são como diamantes, cheias de luz, mas cheias de peso; cheias de graça e verdade”.
 
4 – Que seus escritos sempre apontam para a fonte suprema: Cristo.
 
5 - Que sua teologia não era perfeita, mas sua prática do Evangelho era exemplar.
 
6 - Como desejar a Deus e buscar a verdadeira alegria.
 
7 - Como integrar minha cosmovisão cristã com minha vocação, minha vida familiar e meu coração.
 
8 - Não recorrer a Lewis para obter respostas sofisticadas – você ficará desapontado. Em todos os seus escritos, Lewis sempre aponta para Cristo.
 
9 - A crescer na minha fé para que eu não tenha medo de me envolver espiritual e intelectualmente com um mundo hostil a Deus.
 
10 – A ver o poder da imaginação como uma das maiores ferramentas que temos para preencher as lacunas da mente secular. Minha mente e cultura latina encontrou em Lewis uma base para conciliar samba, futebol, engenharia, evangelho e alegria interior da salvação em Cristo.

“Alegria é o negócio sério do Céu.”

>> Conheça os livros de C.S. Lewis no catálogo da Editora Ultimato
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, foi Professor em Universidades nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Holanda, e Pesquisador em Centros de Pesquisa (EPRI, NASA). Atualmente é Professor Titular Livre na Universidade Federal de Itajubá, MG. É originário do Vale do Pajeú e torcedor do Santa Cruz.
>> http://lattes.cnpq.br/2049448948386214
>> https://scholar.google.com/citations?user=38c88BoAAAAJ&hl=en&oi=ao

Pesquisa publicada recentemente aponta os cientistas destacados entre o “top” 2% dos pesquisadores de maior influência no mundo, nas diversas áreas do conhecimento. Destes, 600 cientistas são de Instituições Brasileiras. O Professor Paulo F. Ribeiro foi incluído nesta lista relacionado a área de Engenharia Elétrica.
  • Textos publicados: 49 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.