Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

O que a igreja pode fazer diante das tragédias ambientais?

Diálogos de Esperança realizará live no dia 06 de junho com o tema “Mudanças climáticas e as tragédias: qual o papel da igreja?”
 
Por Lissânder Dias
 
O clima está mudando, e para a pior. Basta vermos os efeitos dessa mudança. Ao longo de quase oito mil páginas, o Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) detalha as consequências devastadoras do aumento das emissões de gases do efeito estufa (GEE) em todo o mundo – a destruição de casas, a perda de meios de subsistência e o esfacelamento de comunidades, por exemplo –, bem como os riscos cada vez mais perigosos e irreversíveis se não mudarmos de rumo. Segundo o relatório, desde 2008, inundações e tempestades extremas obrigaram mais de 20 milhões de pessoas a deixar suas casas todos os anos. Cerca de metade da população global vive atualmente em situações de escassez severa de água durante pelo menos um mês por ano, enquanto as altas temperaturas facilitam a disseminação de doenças vetoriais, como a malária, o vírus do Nilo Ocidental e a doença de Lyme.
 
Diante de tal cenário sombrio, podemos perguntar: qual o papel da igreja? Se somos chamados para “cultivar o jardim” (Gn 2.15-25), como temos cuidado do planeta no qual o Criador nos permitiu viver? Como podemos socorrer as famílias vítimas de tragédias ambientais no Brasil? Pode onde começar? Essas e outras perguntas fazem parte do tema da próxima live do Diálogos de Esperança “Mudanças Climáticas e as tragédias: qual o papel da igreja?”, no dia 06 de junho, às 19h, desta vez promovida também em parceria com o Movimento Renovar Nosso Mundo (RNM) por ocasião da Semana Mundial do Meio Ambiente. Além dos canais da Editora Ultimato, a live também será transmita no Youtube do RNM. 
 
 
Os convidados da live são a educadora Lourdes Brazil, de Niterói (RJ), e o engenheiro florestal e pesquisador Carlos Vicente, de Brasília (DF). Ambos têm vasta experiência nas áreas de educação ambiental e mobilização social. Os âncoras da live serão Claudia Moreira e Valdir Steuernagel.
 
Serviço:
Diálogos de Esperança
Quando: 06 de junho de 2023.
Horário: 19h (horário de Brasília).
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook; e no Youtube do Movimento Renovar Nosso Mundo.
Entrevistados: Lourdes Brazil e Carlos Vicente.
 
Sobre os entrevistados

Lourdes Brazil, mulher negra, forjada numa linhagem de mulheres guerreiras. Evangélica da PIB de Niterói (RJ). Bacharel em Ciências Econômicas. Especialista em Planejamento Ambiental. Mestre e Doutora em Ecologia Social. Tem vasta experiência em ensino, docência e extensão no Brasil, Colômbia, México, Angola e Suécia. Atualmente dirige o Centro Gênesis - instituição criada por ela e que tem como missão educar para a sustentabilidade e que atua junto a escolas, instituições religiosas e empresas.
 
Carlos Vicente, engenheiro florestal (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ) e possui MBA em Gestão de Recursos Naturais (Instituto Costarriquenho de Administração de Empresas – INCAE). Possui vasta experiência em questões da Amazônia brasileira, tendo atuado como Secretário de Estado de Florestas e Populações Tradicionais do Estado do Acre, Diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, ex-assessor da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Atua há 32 anos nas áreas de pesquisa florestal e desenvolvimento sustentável.  Carlos recebeu em 2001 um Prêmio de Valorização da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
 
Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.
 

REVISTA ULTIMATO | NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS...

Davi, autor do Salmo 19 – considerado por C. S. Lewis como “um dos melhores poemas líricos do mundo” –, escreve impactado por suas próprias experiências de jardim. O salmo é cantado por todo o povo de Israel. E essa também deveria ser a experiência da igreja. A matéria de capa é um convite a não permanecermos alheios ao espetáculo do Artista-Mor: em todos os lugares o amanhecer e o anoitecer se revezam chamando “Venham e adorem”. Mas não só isso! Sendo a criação obra de Deus, somos chamados a cuidar dela.

É disso que trata a matéria de capa da
edição 378 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
Lissânder Dias do Amaral é jornalista, blogueiro, poeta e editor de livros. Integra o Conselho Nacional da Interserve Brasil e o Conselho da Unimissional. É autor de “O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas” e responsável pelo blog Fatos e Correlatos do Portal Ultimato. É um dos fundadores do Movimento Vocare e ajudou a criar as organizações cristãs de cooperação Rede Mãos Dadas e Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.