Notícias
04 de abril de 2017- Visualizações: 4941
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Nem Tão Doce Lar: Como igrejas podem ajudar no enfrentamento à violência familiar
No final de 2016 circulou na internet a informação que 40% das mulheres vítimas de violência no Brasil são evangélicas. A conclusão seria de uma pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Embora a fonte desses dados não esteja acessível para verificação, o alto índice de violência familiar, seja contra mulheres, crianças e adolescentes no Brasil é uma triste constatação.De acordo com informações da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência registrou um aumento de 133% nos relatos envolvendo violência doméstica e familiar, comparando o primeiro semestre de 2016 com o mesmo período do ano anterior.
Foi com o intuito de contribuir para a superação da violência familiar que a antropóloga alemã Uma Hombrecher, com apoio da agência Pão para o Mundo (PPM), criou a metodologia intitulada “Nem Tão Doce Lar”. Trata-se de uma mostra itinerante que possibilita a popularização da discussão e do enfrentamento da violência, levando para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens.
Além disso, a mostra busca sensibilizar o poder público, organizações e grupos da sociedade civil e comunidades religiosas para que assumam em conjunto o enfrentamento e a superação da violência doméstica.
O nome “Nem Tão Doce Lar” é uma alusão à expressão “Lar doce Lar”, muito comum em casas brasileiras, mas que nem sempre corresponde a um ambiente familiar de harmonia, proteção e segurança.
A metodologia é coordenada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Os interessados em levar a mostra para suas cidades devem contatar diretamente a FLD pelo email fld@fld.com.br, que orienta todo o processo, assessora a capacitação e monitora o desenvolvimento e desdobramento das atividades.
04 de abril de 2017- Visualizações: 4941
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Pesquisa investiga saúde mental dos pastores evangélicos brasileiros
- Educação de qualidade é tema da próxima live do grupo Ethica, Sola Gratia
- A unidade da igreja em tempos de algoritmos
- Como combinar liderança com humildade e serviço com autoridade
- A universidade não precisa ser uma ameaça
- A igreja e a ebulição tecnológica
- A beleza de Deus
- Como os evangélicos estão cuidando do meio ambiente e enfrentando a crise climática?
- Uma resposta missional à epidemia de solidão
- Caminhos para a hospitalidade é tema do Domingo da Igreja Acolhedora 2026
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Conjutura nacional aponta para uma política anti-indígena
Troféu Cristãos Criativos: reconhecendo e validando talentos cristãos
Solenidade de entrega do Prêmio Areté 2022 tem data anunciada






