Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Na pandemia, surge um bilionário a cada 26 horas, diz Oxfam

Por Felipe David Pereira
 
Os 10 homens mais ricos do mundo dobraram suas fortunas ao longo da pandemia. Em contrapartida, a renda de 99% da humanidade caiu no mesmo período. Esses são dados revelados pelo novo relatório da Oxfam, A Desigualdade Mata, lançado neste mês.
 
A pesquisa indica ainda que um novo bilionário surgiu a cada 26 horas durante a pandemia, enquanto a desigualdade contribuiu para a morte de uma pessoa a cada quatro segundos.
 
No Brasil, o cenário não foi diferente. De acordo com as informações divulgadas no portal da Oxfam Brasil, desde o início da pandemia, em março de 2020, o país ganhou 10 novos bilionários. O aumento da riqueza dos bilionários, nesse período, foi de 30% (US$ 39,6 bilhões). 90% da população, por outro lado, teve uma redução de 0,2% entre 2019 e 2021. Os 20 maiores bilionários do país têm mais riqueza (US$ 121 bilhões) do que 128 milhões de brasileiros (60% da população).
 
“Milhões de brasileiros sofreram com a perda de emprego e renda, enfrentando uma grave crise sanitária e econômica. É inadmissível que alguns poucos brasileiros tenham lucrado tanto durante a pandemia quando a esmagadora maioria da população ficou mais pobre”, afirma a diretora executiva da Oxfam Brasil, Katia Maia.
 
Para conferir o relatório completo, preencha o formulário disponível neste link.
 
Fórum Econômico Mundial
 
O relatório foi divulgado às vésperas do Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça), evento anual que reúne representantes dos negócios, da política e da diplomacia. Durante o Fórum, um grupo de mais de 100 milionários e bilionários fizeram, por meio de uma carta, um apelo para que os "ultrarricos" paguem mais impostos.
 
"Como milionários, nós sabemos que o atual sistema tributário não é justo. A maioria de nós pode dizer que, enquanto o mundo atravessou uma carga imensa de sofrimento nos últimos dois anos, nós na verdade vimos nossa fortuna crescer durante a pandemia — poucos ou nenhum de nós pode honestamente dizer que pagamos nossa parte justa em impostos", afirma trecho da carta divulgado pelo Gazeta do Povo.
 
Desigualdade e a Igreja 
 
Apesar de o relatório trazer um retrato da desigualdade social ao longo da pandemia, esse não foi o fenômeno inaugurado neste período.  Na edição 382 (março-abril de 2020), preparada antes mesmo de o mundo viver os impactos da Covid-19, a Revista Ultimato trouxe o tema da Desigualdade como capa daquela publicação. “Ultimato acredita que não é possível a nós, discípulos de Cristo, aceitar que tenha de ser assim”, foi o que expressou a diretora da Ultimato, Klênia Fassoni, na Carta ao Leitor da edição supracitada ao defender a necessidade da Igreja “falar e agir no combate à desigualdade social – como testemunho da nossa fé”.
 
Para ilustrar a desigualdade no contexto brasileiro, a matéria trouxe o infográfico Abismos Sociais no Brasil que, entre diversos dados, apresenta informações sobre acesso à saúde, renda e emprego, mobilidade e cultura. Para conferir o infográfico, clique aqui.
 
Como forma de responder à pergunta estampada na capa - Desigualdade: o que a Igreja tem a ver com isso? - um trecho do  artigo do pastor e professor doutor em Antigo Testamento William Lacy Lane afirma que: “Nossa identidade em Cristo deve se refletir no modo como nos relacionamos. Tanto os Dez Mandamentos (Êx 20) como a oração que o Senhor ensinou aos discípulos (Mt 6.9-15) incluem o respeito ao nome e à santidade de Deus (Êx 20.1-11; Mt 6.9-10), bem como a responsabilidade para com o próximo (Êx 20.12-17; Mt 6.11-15). Esses e outros ensinamentos devem nos inspirar a sermos seguidores de Jesus, fiéis à sua mensagem e comprometidos com o combate às diversas formas de desigualdade existentes na atualidade”.
 
Notícia redigida a partir de notícia publicada pela BBC e Oxfam Brasil.
  • Felipe David Pereira, jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.

Leia Mais:
Jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
 
  • Textos publicados: 106 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.