Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Moto clube cristão evangeliza e leva conscientização no trânsito no Paraná

Por Clayton Rucaly

Quando se fala em missões urbanas é comum associar esta prática à imagem de cristãos indo às ruas, alimentando sem tetos, evangelizando pedestres ou fazendo ações que de alguma maneira impactam as pessoas que vivem nas cidades. Mas, em Curitiba, existe um grupo que está cumprindo o “ide” de Cristo de uma maneira diferente do convencional: sobre duas rodas. É o 
Lord Riders Moto Clube, que atua na capital paranaense e também em outras cidades do Estado.

O grupo foi fundado em 2015 pelo pastor da Igreja Metodista do Bacacheri e capitão aposentado da Polícia Militar, Paulo Quinelato. O pastor conta que o principal objetivo do moto clube é promover o discipulado e acolher pessoas. “Deus me deu esse sonho em 2004. Durante o meu tempo no seminário, fui desafiado a criar esse grupo de motoqueiros com uma missão: pregar o evangelho e ajudar na conscientização de pessoas sobre os perigos do trânsito”, conta.

Atualmente, o moto clube atua em duas frentes: espiritual, em que os participantes se encontram para orações, cultos e promovem o discipulado entre eles; e por meio de ações sociais, dentre as quais, a maior e mais conhecida é o ‘Pilotando para a Vida’ que tem o intuito de treinar, gratuitamente, pilotos de motos e conscientizá-los a respeito de uma pilotagem segura nos centros urbanos.

De acordo com dados do DPVAT (seguro para danos causados por veículos) a situação de motoristas de motos e ciclomotores é preocupante. Nos últimos dez anos, 2,5 milhões de brasileiros se tornaram inválidos para o trabalho e outros 200 mil morreram em consequência de acidentes de motocicleta.

“Existe um perigo nas ruas e o motoqueiro está exposto a isso. O Lord Riders é o único moto clube cristão que oferece esse treinamento à população gratuitamente. Nesses quase cinco anos de existência atendemos aproximadamente 550 pessoas e o mais gratificante é que de cada treinamento pelo menos uma ou duas pessoas desenvolvem relacionamento com o grupo, começam a participar dos nossos encontros e consequentemente conhecem a Jesus”, conta Paulo.

Este é o caso de Adriana Cleto, assessora jurídica, que está no grupo há quase seis meses. Ela lembra que quando participou do treinamento do ‘Pilotando para a Vida’ estava em uma fase ruim de sua vida e pedia direção de Deus para prosseguir. “Eu acreditava em Deus. Mas não sabia nada sobre fé, igreja, comunhão e quando fui ao treinamento fui muito bem acolhida. Durante toda a aula o pastor e os professores falavam sobre coisas comuns ao motoqueiro, mas que também comuns na nossa vida diária. Aquilo me tocou, fiquei impressionada e também com desejo de saber mais. Na aula prática eu caí, fiquei constrangida, mas eles foram tão gentis comigo que tudo se tornou engraçado. Na semana seguinte estava no encontro deles e meses depois eu tive minha conversão de fato. Conheci Jesus, estou vivendo um momento de transformação e amo fazer parte desse moto clube”, conta Adriana.

Giovana Garcia também foi uma das pessoas que conheceu a Cristo por meio do treinamento do moto clube e teve sua vida transformada. A cientista de dados conta que ao longo do treinamento muito do que foi falado ajudou-a a refletir não apenas sobre pilotar uma moto, mas também sobre sua vida. “Estou no último ano do doutorado e tem sido difícil para mim, eu estava quase desistindo para ser bem sincera. Após conhecer o grupo, começar a participar dos encontros, orações, discipulado eu acabei conhecendo a Jesus, as coisas se tornaram mais leve e eu começo a encontrar paz”, comenta Giovana.

O presidente do grupo, Marcos Sanson, explica que para o moto clube é muito bom quando pessoas os procuram para criar vínculos e saber mais sobre eles: “Ficamos felizes em ajudar pessoas e vemos uma oportunidade de falar de Jesus para cada uma delas. Durante o treinamento elas percebem pelo nosso jeito, pela nossa conversa e pela aula que somos cristãos, então quando vêm aos encontros, estão cientes disso e querendo saber mais a respeito do evangelho”, conclui.

Um grupo em expansão
O Lord Riders Moto Clube, apesar de ser um ministério da igreja Metodista, está aberto a receber cristãos de outras denominações. Atualmente, o grupo tem feito uma série de ações em outras cidades além da capital paranaense. Cidades como Medianeira, Pato Branco, Cascavel, Fazenda Rio Grande entre outras já receberam o grupo que, além de levar o evangelho, também ofereceu o treinamento aos motociclistas da região. 

De acordo com a direção do grupo, em breve o moto clube expandirá suas ações para outros estados brasileiros, e isso não apenas em números, mas em qualidade, como pilotos nos centros urbanos e nas estradas e também espiritual.

Leia mais: 
» Para alcançar algumas tribos é preciso falar a mesma língua, sem usar “evangeliquês”

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.