Notícias
02 de junho de 2014- Visualizações: 2383
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Faltam 100 dias para o 9º Encontro RENAS
Faltam exatamente 100 dias para o 9º Encontro RENAS. O evento, que acontecerá de 11 a 13 de setembro, vai reunir, em Curitiba (PR), centenas de evangélicos que trabalham com ação social e líderes de igrejas locais em torno do tema principal “Equidade – a justiça do reino de Deus”. O foco são as igrejas locais como instrumentos para reduzir as desigualdades sociais no Brasil.O Encontro RENAS é anual e já foi realizado em todas as regiões do país. Pela segunda vez, acontecerá em Curitiba (PR), com o apoio de uma das primeiras redes locais ligadas à RENAS: a REPAS (Rede Evangélica Paranaense de Ação Social).
Além de plenárias gerais, também serão realizados quatro fóruns com o seguintes temas: Enfrentamento à Exploração Sexual, Dependência Química, Assistência Social e Segurança Alimentar.
Entre os preletores confirmados, estão: o pastor e presidente da Visão Mundial Ariovaldo Ramos, o pastor e sociólogo Clemir Fernandes e o pastor e presidente da Fraternidade Teológica Sul-americana (FTL), Jorge Henrique Barro.
Um dos resultados esperados do 9º Encontro Nacional é que ele “possibilite o encontro de pessoas e igrejas/organizações diversas, a partir da própria desigualdade social entre elas para dialogarem sobre diferenças e serem estimuladas pedagogicamente a criarem parcerias para interlocução e ajuda mútua, na perspectiva de um profundo compromisso com o combate ao quadro de injustiça e desigualdade vigente”.
O sociólogo e pastor Clemir Fernandes é um dos preletores e também integrante da comissão organizadora do 9º Encontro. A seguir ele responde algumas perguntas sobre a proposta do evento:
1. Por que a RENAS realiza encontros nacionais?
Renas é uma rede de relacionamentos, como tem se afirmado desde o seu surgimento. O Encontro nacional é fundamental para as pessoas e entidades se conectarem para além da dimensão virtual, no relacionamento pessoal. Dessa interação real/relacional, muita coisa se produz, se articula e se realiza. O que efetiva, em parte, o sentido de ser da Renas. Sem encontro, a Rede enfraquece e pode mesmo esgarçar e arrebentar os nós.
2. Como é feita a escolha deste tema?
A partir de dados e desafios da realidade brasileira que se coadunam com a missão da Renas. Cada tema é amparado num dado da realidade e procura fazer incidência no contexto da sociedade a partir da igreja e organizações. O tema resulta da agenda premente da sociedade, a partir dos que mais sofrem injustiças sociais, que se impõe à Renas.
3. Quem geralmente participa destes encontros?
Pessoas que são tocadas e mobilizadas pelas mesmas realidades que tocam o coração de Deus, em prol da dignidade de Seu Reino. Ou seja, assistentes sociais cristãos, lideres de organizações cristãs envolvidas com ação social e defesa de direitos, diretores de ação social de igrejas locais, voluntários em geral, pastores e pastoras, diáconos e diaconinas e demais irmãos e irmãs sensibilizadas e comprometidas com a missão integral de Cristo.
4. Como a igreja brasileira pode se beneficiar do Encontro RENAS?
Conhecendo suas entidades e igrejas ativas no cumprimento da missão de Deus no atendimento aos mais pobres e na defesa da justiça do Reino; apropriando-se de metodologias e ferramentas reconhecidamente plausíveis para melhor servir a Deus, servindo aos mais pobres; conhecendo e se conectando com líderes em geral com expertise e ações que glorificam a Deus, inclusive para troca de tecnologia social, fortalecendo e apoiando pessoalmente lideres que atuam na defesa da justiça pelos valores do evangelho (cuidadores)
5. Faltando 100 dias para o 9º Encontro, qual a expectativa para o evento deste ano?
Que possamos reunir um bom contingente de cristãos e outras pessoas da sociedade civil/estado para conjugar esforços, compartilhando recursos diversos a fim de que tenhamos um país menos desigual, com mais equidade e alegria. Alegria que é fruto da justiça. Justiça de Deus, que se traduz por algo mais avançado: equidade.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas no site especial do 9º Encontro RENAS. Veja os preços aqui. Uma observação: a impressão do boleto ainda não está disponível. Você pode preencher o cadastro, escolher o plano, mas só poderá imprimir o boleto quando receber um e-mail informando.
Serviço:
9º Encontro Nacional da RENAS
Tema: Equidade: a justiça do reino de Deus – Igreja em rede pela redução das desigualdades sociais
Base bíblica: “Pois digo isto não para que haja alívio para outros e aperto para vós, mas para que haja igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundância a falta dos outros, para que também a abundância deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade; como está escrito: Ao que muito colheu, não sobrou; e ao que pouco colheu, não faltou”. (2 Coríntios 8.13-15)
Data: 11 a 13 de setembro de 2014
Local: Curitiba (PR)
Promovido por: RENAS, REPAS, Editora Ultimato e Visão Mundial.
Apoio: Tearfund
Mais informações
02 de junho de 2014- Visualizações: 2383
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Livramento e libertação de todo mal
- Lista Mundial da Perseguição 2026: 388 milhões de cristãos em todo o mundo são perseguidos ou discriminados por sua fé em Jesus
- Os 10 livros mais lidos em 2025
- Deus cura hoje?
- Entre o vazio e o poder: a crise contemporânea da liderança
- Ultimato – 58 anos em 8 minutos
- Trabalho e insatisfação não devem andar juntos
- Shalom – chamados a crer e a viver em paz
- Editora Mundo Cristão comemora 60 anos
- UniEVANGÉLICA amplia oferta de EAD e lança cursos semipresenciais para o vestibular 2026
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Vídeo mostra cinco países mais perigosos para ser cristão
13º Congresso Nacional de Médicos de Cristo acontecerá em Belo Horizonte, em agosto
Exemplares raros da Bíblia de Gutenberg estão disponíveis online
Curso em Curitiba capacita cristãos para atuarem na esfera pública






 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)