Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Morre Walter Hooper: o editor de C.S. Lewis [1931-2020]

Por Paulo Ribeiro

Nas últimas três décadas tenho sempre uma grande expectativa a cada ano: qual será o novo livro de C. S. Lewis a ser compilado, anotado, editado e publicado por Walter Hooper.

Foram muitos. Uma produção extraordinária: mais de 30 livros. Li e continuo relendo todos. Quanto prazer, quanta sabedoria e quanta alegria trazem.

O norte-americano Walter Hooper, 89 anos, morreu no último dia 7 de dezembro, por complicações causadas pela Covid-19, na cidade de Oxford, Inglaterra. Professor na Universidade de Kentucky - cargo que abandonou -, Hooper começou como assistente do autor das Crônicas de Nárnia, antes da sua morte em 1963, e dedicou sua vida a preservar e promover os escritos de C. S. Lewis.

"Milagres" foi o livro que capturou a mente de Walter Hooper, quando ainda treinava para a guerra da Coréia. Dez anos depois, quando preparava um livro sobre Lewis ele decidiu visitá-lo em Oxford.

A pessoa certa, com habilidades e personalidade correta, na hora necessária. Lewis estava muito doente. Foi a combinação que permitiu a Hooper retornar a Oxford, após a morte de Lewis, assumindo como secretário-editor e contribuir para um ministério sem precedentes, de forma inesperada para a divulgação da obra de C.S. Lewis.

Walter Hooper partiu para a eternidade após uma vida longa de serviço ininterrupto e fiel como editor daquele que é, talvez, o maior escritor cristão dos últimos dois séculos. Em 2009 Hooper recebeu o prêmio Clyde S. Kilby, pelo conjunto de sua obra, do Marion E. Wade Center (Wheaton College), que promove a relevância contínua da literatura de autores como C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien e G.K. Chesterton. Segundo a nota do Wade Center, "não há um único leitor dos escritos de C.S. Lewis que não tenha uma dívida profunda com Walter Hooper."

Para mim pessoalmente, sentirei muito. Não terei mais expectativas anuais de novos livros, artigos, cartas não publicadas de Lewis. Uma página foi virada na história da minha vida terrestre finita. Mas dou graças a Deus pelo ministério leal de Walter Hooper. Não precisará mais de editar, pois agora vai ler a história verdadeira “a qual continua para toda eternidade e na qual cada capítulo é melhor do que o anterior.”

Nota: Para saber mais, acesse Wheaton College e Christianity Today.

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, foi Professor em Universidades nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Holanda, e Pesquisador em Centros de Pesquisa (EPRI, NASA). Atualmente é Professor Titular Livre na Universidade Federal de Itajubá, MG. É originário do Vale do Pajeú e torcedor do Santa Cruz.
>> http://lattes.cnpq.br/2049448948386214
>> https://scholar.google.com/citations?user=38c88BoAAAAJ&hl=en&oi=ao

Pesquisa publicada recentemente aponta os cientistas destacados entre o “top” 2% dos pesquisadores de maior influência no mundo, nas diversas áreas do conhecimento. Destes, 600 cientistas são de Instituições Brasileiras. O Professor Paulo F. Ribeiro foi incluído nesta lista relacionado a área de Engenharia Elétrica.
  • Textos publicados: 69 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.