Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Morre Péricles Couto, um dos precursores da Missão Integral no Brasil

Morreu neste domingo, 7 de agosto, aos 64 anos o economista Péricles Couto, um dos pioneiros na discussão sobre a Teologia da Missão Integral no Brasil (em especial, Belo Horizonte, MG). Ele faleceu em um rápido processo de degradação causado pelo câncer.

Com a descoberta de um tumor na vesícula, Péricles foi submetido a uma cirurgia no dia 25 de julho. Na última quinta-feira (04/08), ele precisou fazer outra cirurgia. Porém no período pós-operatório sua pressão arterial caiu drasticamente, o que o levou à morte.

O culto fúnebre e o enterro aconteceram ontem à tarde, 8 de agosto, na capital mineira. O culto, marcado por homenagens, ocorreu na Primeira Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. “Na década de 1980 Péricles já falava de uma missão integral aos pastores de Belo Horizonte, quando poucos falavam. Ele nos obrigou a revisar nossa compreensão da missão cristã e a pensar fora da caixa”, disse Jeremias Pereira, pastor da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte (MG).

Péricles Couto (esq.) e René Padilla em lançamento no Rio de Janeiro, em abril deste ano. (Crédito: Escola de Pastores)
Péricles Couto (esq) e René Padilla em lançamento do livro Igreja: Agente de Transformação,
no Rio de Janeiro em abril deste ano (Crédito: Escola de Pastores)

“Certamente o Péricles será lembrado pela sua paixão por Cristo, de quem foi constante servidor, e por seu largo coração, que acolhia a todos com uma rara gentileza e honestidade. Bom de prosa e hospitaleiro, abria sua casa para grupos de estudantes estudarem a Bíblia ou para vizinhos discutirem ações de melhorias no bairro. Ou simplesmente juntava amigos para festejar a vida”, lembram Margarete e Ageu Heringer Lisboa, autor do livro Sexo: Espiritualidade, Instinto e Cultura.

Com opiniões firmes, Péricles sempre foi um entusiasta da missão integral. Militava desde a década de 1980 na causa do reino de Deus. Atualmente era diretor executivo da Missão Aliança, em Curitiba (PR). Trabalhou com movimentos cristãos como a ABU (Aliança Bíblica Universitária) e Fraternidade Teológica Latino-americana (FTL), e com organizações sociais como a Visão Mundial. Tinha também um persistente compromisso com o serviço em igrejas locais. Foi presbítero e professor de escola dominical por anos. Recentemente, junto com René Padilla, organizou o livro “Igreja: agente de transformação”.
Lissânder Dias é jornalista e colaborador da revista Ultimato. É editor do blog Fatos e Correlatos (fatosecorrelatos.com.br), onde publica poesias e crônicas. Trabalha como assessor editorial da UniCesumar, em Maringá (PR).
  • Textos publicados: 39 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.