Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Instrumentos que atravessaram o mar

Por Ariane Gomes

Detentos da prisão Opera, em Milão, na Itália, estão transformando barcos de transporte de migrantes para a costa da Itália em harmoniosos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.

O projeto Metamorfose oferece aos presos em reabilitação a oportunidade de usar a formação como artesãos para devolver vida ao que, de outra forma, seria descartado.
Catorze instrumentos feitos pelo projeto foram tocados em um programa que incluía obras de Bach e Vivaldi em fevereiro no teatro La Scala de Milão pela Orquestra do Mar – um projeto aberto a artistas europeus que oferece beleza e harmonia diante de questões que são um grande problema social.

“Os instrumentos, que atravessaram o mar, têm uma doçura que você não imagina”, disse o violoncelista Mario Brunello, membro da Orquestra do Mar. “Eles não têm uma história para contar. Eles têm esperança, um futuro.”

A propósito do trabalho de criação dos instrumentos, um dos presos afirmou: “Espero que um dia eu possa ser recuperado, como este violino”. Para outro prisioneiro, fazer os instrumentos é terapêutico. Ele viveu duas guerras em seu país de origem. Sua própria jornada para um novo país lhe deu uma compreensão do desespero que levou os migrantes a barcos insalubres.

Presidida por Arnoldo Mondadori, a fundação católica Casa do Espírito e da Arte de Milão – responsável pelas oficinas de construção de instrumentos de cordas em quatro prisões italianas há dez anos – espera que o concerto no La Scala seja o início de um movimento para levar a Orquestra do Mar a diferentes países europeus, ampliando a discussão sobre política migratória.

Nota originalmente publicada na edição 406 de Ultimato.

Saiba mais:
» A Arte e a Bíblia, Francis Schaeffer
» Como Anunciar o Evangelho Entre os Presos, Vários autores
» Cristianismo Antigo para Tempos Novos - Amor à Bíblia, Vida Intelectual e Fé Pública, Paul Freston
Ariane Gomes atua como coordenadora de produção de Ultimato e gestora de conteúdo do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 26 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.