Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

FTL Brasil tem novo secretário executivo

Carlinhos Veiga

A Fraternidade Teológica Latinoamericana (FTL) – seção Brasil – tem, a partir de novembro de 2009, um novo secretário executivo. Assume a função, a convite da nova diretoria, o associado Wilson Costa. O secretário anterior era o Jorge Henrique Barro, que atualmente ocupa a vice-presidência da FTL Continental.

O envolvimento do novo secretário com a FTL é antigo, desde fins da década de 80, quando trabalhava com a SEPAL (Servidos aos Pastores e Líderes) e a SETE (Sociedade de Estudantes de Teologia Evangélica) na região nordeste do Brasil. Na época, em conversas com Robinson Cavalcanti, descobriu que a FTL poderia oferecer espaço para a continuidade do trabalho realizado pela SETE, fomentando as reflexões teológicas e pastorais feitas pelos novos pastores recém-formados. “Com a participação do Douglas Spurlock, da SEPAL, começamos a apoiar um movimento através da SETE para que surgisse no nordeste do Brasil núcleos da FTL-B”, relembra Wilson.

Em 1988 participou da organização do Congresso Nordestino de Evangelização com o Pastor Arnulfo Barbosa e outras lideranças locais. A esta altura, o movimento da FTL no nordeste ganhava força com a realização do congresso. Em 1989, a convite do bispo Robinson Cavalcanti, Wilson participou de uma assembleia da FTL-B, em São Paulo, quando foi eleito secretário geral para o Brasil. Anos depois o estatuto seria reformulado e a escolha do secretário não se daria mais por meio de uma eleição da assembleia, mas seria uma atribuição da diretoria.

Entre 1989 e 1993 Wilson esteve à frente da secretaria executiva, trabalhando especialmente com Valdir Steuernagel e Jair Pintor. Nessa época foi iniciada a publicação do Boletim Teológico em português, trabalho iniciado por Emil Sobotka, do Rio Grande do Sul, e depois continuado por Wilson. Todas as edições do Boletim Teológico em português encontram-se digitalizados no site www.ftl.org.br graças ao trabalho do secretário executivo anterior, Jorge Barro.

Como parte do seu trabalho, organizou as delegações brasileiras participantes dos seguintes congressos: Consulta da FTL Continental, comemorativa dos 25 anos (1990), em Quito, Equador; Consulta sobre a participação evangélica na política na América Latina (1991), em Buenos Aires, Argentina; CLADE III (1992), em Quito, Equador. Quando deixou o trabalho em outubro de 1993, a FTL-B contava com doze núcleos ativos nas regiões nordeste, centro-oeste, sudeste e sul.

Wilson Costa reassume o trabalho em tempo parcial. Como voluntário colabora com a secretaria executiva do Presbitério de Campinas, com a plantação de uma nova igreja na região metropolitana de Campinas e participa do grupo gestor da RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), em Campinas. É professor do Seminário Presbiteriano do Sul, nas áreas de administração eclesiástica e liderança ministerial.


• Carlinhos Veiga é músico, pastor presbiteriano e presidente da Fraternidade Teológica Latinoamericana Brasil. É também colunista da revista Ultimato e produtor do podcast Novos Acordes.

Siga-nos no Twitter!

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.