Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Felizes os que têm fome?

Jorge Camargo

A crise financeira nos EUA impactou o mundo. Bolsas despencaram como nunca, os bancos tiveram suas estruturas abaladas e as pessoas se vêem perplexas e aturdidas.

De repente, começam a aparecer caminhões e mais caminhões de dinheiro dos cofres bem-guardados dos governos das nações mais ricas e a gente ouve falar em bilhões disponibilizados (e que chegam à casa dos trilhões). De onde apareceu tanto dinheiro meu Deus?

Inevitável não pensar na fome no mundo. Um problema crônico, aparentemente insolúvel, recorrente, persistente, quase que já integrado à nossa visão conformista da realidade, ecoando as palavras de Jesus (“Os pobres sempre os tereis convosco”), talvez porque ele conhecesse como ninguém o coração ganancioso do homem.

O fato é que um pequeno porcentual de todos esses recursos, disponibilizados com uma rapidez impressionante, resolveria por completo o problema da fome no mundo.

Surgem, é claro, as racionalizações. Os sistemas políticos e econômicos de muitos dos países mais afetados pela carestia impedem a ajuda pronta e definitiva.

E assim seguimos, explicando o inexplicável, complicando o simples, dificultando o fácil e tornando a vida na Terra uma expressão coletiva de esquizofrenia.

Só nos resta a utopia de Jesus: “Felizes os que têm fome, porque serão saciados”.


Jorge Camargo, mestre em ciências da religião, é intérprete, compositor, músico, poeta e tradutor. www.jorgecamargo.com.br
Mestre em ciências da religião, é intérprete, compositor, músico, poeta e tradutor.
  • Textos publicados: 39 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.