Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Explosão em Beirute: “O Senhor está conosco e mostra seu poder em cada indivíduo”, dizem os cristãos libaneses

ONG evangélica espanhola “Alianza Solidaria” lança uma campanha de emergência para ajudar dezenas de famílias que foram afetadas pela explosão.

Com o passar dos dias, continuamos recebendo diversos testemunhos sobre a explosão que abalou a capital libanesa, Beirute, na terça-feira, dia 5, deixando mais de duzentos mortos, pelo menos 6 mil feridos e 300 mil desabrigados.

Uma das vozes que procurou explicar como a tragédia ocorreu é a de Trivina, uma jovem estudante cristã, filha dos responsáveis pela organização “Together for Family” (Juntos pela Família), que trabalha nos campos de refugiados no Líbano e colabora com “Alianza Solidaria”.

“Peguei o carro e fui em direção ao porto, em direção ao hospital onde estou fazendo estágio. Ao terminar minha jornada naquele dia, não querendo ficar sozinha, fui para a casa dos meus pais. Então, uma grande explosão abalou Beirute. Ela devastou a estrada em que eu havia dirigido naquela manhã, o hospital onde fui fazer o estágio, meu apartamento e minha universidade. Naquela noite, o povo libanês não foi dormir apenas com uma pandemia ou uma explosão, mas com uma situação econômica muito ruim, pobreza, fome e colapso”, explica.

Um impacto do qual será difícil se recuperar
A situação no Líbano, que já vinha sendo afetada pela epidemia do coronavírus e uma crise econômica que, nos últimos meses, causou grandes manifestações contra a corrupção de autoridades e líderes do país, agora se viu agravada de uma forma sem precedentes. “Nem mesmo durante a guerra civil (entre 1975 e 1990) tamanho caos foi enfrentado com tão poucos meios”, disse George Dabah, médico-chefe dos serviços de emergência do hospital Hotel Diêu em Beirute, segundo relatou o El País.

O governo libanês afirmou não ter capacidade financeira para fazer frente ao impacto econômico causado pela explosão, cujos prejuízos devem somar cerca de 8.000 a 12.000 milhões de euros. Em nível internacional, muitos países começaram a enviar recursos para o Líbano e outros abriram hospitais de campanha em território libanês, como a Rússia.

A partir da Espanha, Alianza Solidaria lançou uma campanha de emergência para ajudar dezenas de famílias afetadas pela situação, enviando-lhes medicamentos e alimentos, além de ajudá-las na proteção de suas residências. A entidade também destinará parte do auxílio às igrejas que sofreram danos em suas instalações.

“Há menos de um ano estávamos no Líbano visitando o trabalho entre os refugiados. Ver como Beirute está após a explosão de terça-feira nos deixou chocados. Imediatamente entramos em contato com nossos parceiros de lá. Felizmente estão bem, mas nos informam que as consequências para o país são terríveis. Entre as estruturas destruídas está um depósito que continha o trigo necessário para seis meses. Eles já estão se movimentando e solicitando nossa ajuda para atender às necessidades geradas. Como Alianza Solidaria, acreditamos ser oportuno acompanhar nossos irmãos do Líbano nestes dias tão infelizes, e estendemos à igreja na Espanha a oportunidade de aderir a esta colaboração ”, explica a presidente da entidade, Francisca Capa.

"Pedimos oração pelo nosso país"
Do Líbano, Trivina explica que, além da difícil situação econômica, agora também é preciso conviver com a comoção generalizada. “Isso nos levou a fazer a mesma pergunta que os discípulos dirigiram a Jesus na tempestade: "Mestre, você não se importa se nos afogarmos?" Acho que hoje todos nos sentimos assim. Principalmente aqueles que perderam seus entes queridos, suas casas, seus empregos e tudo pelo que trabalharam ”, disse ela.

Ao mesmo tempo, os cristãos estão cientes da importância de seu testemunho neste momento. “O Senhor estava lá, por meio dos bombeiros, dos trabalhadores da Cruz Vermelha que arriscaram suas vidas, de cada pessoa que abriu sua casa para receber desconhecidos necessitados. Eu vi o Senhor nos hospitais, com o pessoal médico operando sem eletricidade. Vejo o Senhor em todos os países que enviaram ajuda ao Líbano. O Senhor está conosco e mostra seu poder por meio de cada pessoa. Pedimos oração pelo nosso país, para que Deus nos dê paz, confiança e esperança para o futuro. O Senhor em sua palavra diz que o justo florescerá como a palmeira, como o cedro do Líbano”, acrescenta.

Traduzido por Reinaldo Percinoto Junior

Publicado originalmente no site
Protestante Digital, no dia 07/08/20. Reproduzido com autorização.
Dados atualizados no dia 12/8/2020.

Para saber mais:
» Lebanese Christians get involved in Beirut blast recovery [somente em inglês]
Reinaldo Percinoto Jr. mora em Viçosa, MG, com sua esposa Maira e seus dois filhos, João Marcos e Daniel.
  • Textos publicados: 22 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.