Notícias
30 de janeiro de 2008- Visualizações: 2770
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Distribuição de pílula gera polêmica em Pernambuco
(ALC) O Ministério Público do Estado de Pernambuco negou o pedido da Arquidiocese de Recife e Olinda de impedir a distribuição gratuita da pílula anticoncepcional de emergência, conhecida como pílula do dia seguinte.
A Pastoral da Saúde da arquidiocese queria impossibilitar que o anticoncepcional, considerado abortivo pela Igreja Católica, fosse distribuído pelo sistema público de saúde do Estado, não só no período do carnaval, mas em todas as épocas do ano.
A polêmica começou quando as prefeituras de Recife, de Olinda e de Paulista anunciaram que distribuiriam a pílula do dia seguinte durante o carnaval, iniciativa criticada pelo arcebispo, dom José Cardoso Sobrinho.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, criticou a postura da arquidiocese de ingressar na Justiça, pois a iniciativa das prefeituras pernambucanas de distribuir a pílula do dia seguinte é uma questão de saúde pública e não religiosa, alegou.
Referindo-se ao ministro, o arcebispo declarou que “nós, pastores da Igreja Católica, temos a obrigação de proclamar a lei de Deus. O que o governo está gastando, começando lá na Presidência, poderia ser usado para alimentar os pobres das favelas. Na nossa leitura, estão violando um direito fundamental dos neonascidos e induzindo o povo a praticar o mal”, disse.
Temporão afirmou que a igreja se afasta dos jovens com esse tipo de postura. “Quem faz mal para os jovens é quem está difundindo o mal, induzindo os jovens a praticar sexo à vontade, gastando dinheiro para eles usarem camisinha, violando a lei de Deus”, rebateu o arcebispo.
Fonte: www.alcnoticias.org
Leia o que Ultimato publicou sobre o assunto
• Acerca da sexualidade, ed. 278
• Números, ed. 296
A Pastoral da Saúde da arquidiocese queria impossibilitar que o anticoncepcional, considerado abortivo pela Igreja Católica, fosse distribuído pelo sistema público de saúde do Estado, não só no período do carnaval, mas em todas as épocas do ano.
A polêmica começou quando as prefeituras de Recife, de Olinda e de Paulista anunciaram que distribuiriam a pílula do dia seguinte durante o carnaval, iniciativa criticada pelo arcebispo, dom José Cardoso Sobrinho.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, criticou a postura da arquidiocese de ingressar na Justiça, pois a iniciativa das prefeituras pernambucanas de distribuir a pílula do dia seguinte é uma questão de saúde pública e não religiosa, alegou.
Referindo-se ao ministro, o arcebispo declarou que “nós, pastores da Igreja Católica, temos a obrigação de proclamar a lei de Deus. O que o governo está gastando, começando lá na Presidência, poderia ser usado para alimentar os pobres das favelas. Na nossa leitura, estão violando um direito fundamental dos neonascidos e induzindo o povo a praticar o mal”, disse.
Temporão afirmou que a igreja se afasta dos jovens com esse tipo de postura. “Quem faz mal para os jovens é quem está difundindo o mal, induzindo os jovens a praticar sexo à vontade, gastando dinheiro para eles usarem camisinha, violando a lei de Deus”, rebateu o arcebispo.
Fonte: www.alcnoticias.org
Leia o que Ultimato publicou sobre o assunto
• Acerca da sexualidade, ed. 278
• Números, ed. 296
30 de janeiro de 2008- Visualizações: 2770
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Pesquisa investiga saúde mental dos pastores evangélicos brasileiros
- Educação de qualidade é tema da próxima live do grupo Ethica, Sola Gratia
- A unidade da igreja em tempos de algoritmos
- Como combinar liderança com humildade e serviço com autoridade
- A universidade não precisa ser uma ameaça
- A igreja e a ebulição tecnológica
- Um veneno da moda: a manipulação em massa
- A beleza de Deus
- Como os evangélicos estão cuidando do meio ambiente e enfrentando a crise climática?
- Uma resposta missional à epidemia de solidão
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Aumenta número de indígenas assassinados em 2007
O que não fazer no diálogo entre fé e ciência
Exposição itinerante vai mostrar legado de Lutero e imigração alemã






