Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Cientistas decifram pergaminho de 1500 anos e descobrem cópia de Levíticos

Pesquisadores de Israel descobriram que um rolo de pergaminho de 1500 anos é uma das cópias mais antigas da Bíblia hebraica. Com imagens computadorizadas em 3D, os cientistas conseguiram decifrar o pedaço de pergaminho, de sete centímetros de comprimento e com a aparência de um pedaço de carvão, que revelou conter os oito primeiro versículos do Levítico, um dos livros da Bíblia.

O pergaminho foi encontrado em 1970 dentro de uma arca, na antiga sinagoga de Ein Gedi, que fica a cerca de 40 quilômetros ao Sul das cavernas de Qumran, em Israel, onde foram achados os famosos Manuscritos do Mar Morto, considerados a mais antiga coleção de textos bíblicos já descobertos. É a primeira vez que uma escavação arqueológica que um rolo da Torá foi encontrado dentro de uma arca sagrada em uma sinagoga.

Para conseguir decifrar o pergaminho, os cientistas realizaram um escaneamento tridimensional do objeto, que foi então enviado para o Departamento de Informática da Universidade de Kentucky, onde foi desenvolvido um programa de imageamento digital que possibilitou a projeção das primeiras letras legíveis do artefato.

O Dr. Sefi Porath, quem primeiro descobriu o pergaminho durante escavações em Ein Gedi, em 1970, disse que a decifração do rolo era um enigma há 45 anos, devido o estado muito danificado do artefato. Além dos fragmentos carbonizados, também foi encontrado na mesma escavação um candelabro de bronze de sete braços, uma caixa de dinheiro contendo 3.500 moedas, lâmpadas de óleo de vidro e de cerâmica e vasos.

Os pesquisadores acreditam que outros fragmentos carbonizados encontrados ao lado dos rolos de pergaminhos também podem ser pedaços de pergaminho que contêm textos antigos.

*Com informações de Dayle Mail
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1175 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.