Opinião
29 de março de 2023
- Visualizações: 25773
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
Casual e divino: O encontro de Francis Schaeffer e Hans Rookmaaker em Amsterdã
Por Rodolfo Amorim Carlos de Souza



Schaeffer acabou se tornando um mentor e guia espiritual para Hans, este reconhecendo que a fé pessoal e a caminhada com o Senhor de Schaeffer o inspirou profundamente, levando-o a reconhecer a deficiência desta realidade em seu círculo de cristãos holandeses. Por sua vez, Rookmaaker se tornou de muitas formas uma referência para Schaeffer na compreensão de como as artes se relacionam profundamente com a fé e as orientações últimas da cultura, o que impactou profundamente a forma de Schaeffer apresentar a fé aos contextos culturais mais amplos de sua geração.
Após aquela pergunta inusitada de Hans a Schaeffer, feita em torno de 19:00 hs, os dois saíram caminhando pelas ruas e canais de Amsterdã compartilhando sobre os mais diversos temas até às 04:00 hs da madrugada. Anos mais tarde, Rookmaaker se tornaria o fundador do ministério L’Abri na Holanda, permanecendo como um amigo pessoal e de ministério de Francis Schaeffer. Schaeffer, por sua vez, integraria os vários insights de Rookmaaker em suas penetrantes análises culturais, como refletido em suas obras A Morte da Razão e O Deus Que Intervém. Esta amizade que rendeu tantos frutos à espiritualidade cristã ocidental nos faz recordar como Deus em sua providência pode iniciar importantes e ricas conexões a partir de eventos meramente “casuais”.
- Rodolfo Amorim Carlos de Souza é cofundador de L’Abri Brasil e cooperador da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2). É escritor e coautor dos livros Fé Cristã e Cultura Contemporânea e Cosmovisão Cristã e Transformação (Editora Ultimato).
.jpg)
A esperança cristã possibilita alegria hoje, guia os nossos afetos e o modo como vivemos, nos relembra da nossa condição de peregrinos, nos anima na evangelização e na missão, nos dá a perspectiva correta com relação ao sofrimento atual, alinha os nossos planos aos de Deus, não permite que nos acomodemos às facilidades do mundo.
Saiba mais:
29 de março de 2023
- Visualizações: 25773
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Leia mais em Opinião

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- O fator indispensável: a incansável contemplação do belo
- O espanto da fé
- Vem aí o 1º Encontro Regional do Movimento Cristão 60+ “Tempo de desfrutar e de semear”
- Reconciliar-se com Deus e consigo mesmo
- A explosão das bets e a implosão do cuidado
- ARTE para todo o lado!
- Junte-se a outros cristãos em oração por um abençoado Ramadã
- Construindo pontes: teologia, comunidade e missão no Quênia
- Como vivem os que têm esperança. E isso não é uma pergunta.
- Faça a pós-graduação em Cosmovisão Cristã e Educação na UniEVANGÉLICA