Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Assassinatos de cristãos na Nigéria é limpeza étnica, diz pesquisador

Mais de 200 cristãos foram mortos em julho na região conhecida como “Cinturão do Meio”, na Nigéria. Segundo a World Watch Monitor, uma agência internacional que monitora a pressão sofrida por cristãos ao redor do mundo por causa da fé, militantes da etnia Fulani, predominantemente muçulmana, são os principais suspeitos dos assassinatos.

De acordo Yonas Dembele, pesquisador da organização Open The Door International, o padrão de violência por parte dos Fulani, com o uso de armas de nível militar para expulsar os cristãos de suas terras e ocupá-las; a destruição de casas e igrejas cristãs; a imposição da lei islâmica, entre outras características, configura a situação como limpeza étnica.

As principais causas dos conflitos entre cristãos e muçulmanos na região tem sido a disputa por terras e o roubo de gado. De acordo com a Associação Cristã da Nigéria, a situação se agravou em abril, quando os fulanis roubaram 60 vacas de uma população indígena cristã, chamada Berom. Quinze foram devolvidas, mas vários os berons ficaram insatisfeitos e levaram mais gado dos pastores fulanis. Pouco tempo depois, os fulanis entraram em várias aldeias Berom e mataram pelo menos 30 pessoas.

Os Fulani são considerados o maior grupo étnico nômade do mundo. Pressionada pelo avanço do Saara, ao norte, a etnia é empurrada cada vez mais para dentro das terras pertencentes a agricultores cristãos e pecuaristas, ao sul, causando confrontos inevitáveis.

*Com informações do World Watch Monitor

Foto: World Watch Monitor
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1130 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.