Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

ABC² lança programa online para discutir relação entre fé cristã e ciência

Phelipe Reis

A relação entre ciência e fé cristã pode parecer um eterno dilema. Mas para mostrar que esses dois campos não precisam estar em constante oposição e que é possível haver uma sadia interação entre eles, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) lança no Youtube o programa Conexão Ciência e Fé. Apresentado em estilo de roda de conversa, o programa se propõe a ser um bate-papo franco e descontraído, abordando questões sobre como lidar com a fé frente aos avanços da ciência e se é possível ser cristão e cientista.

Sob o tema “Uma conversa sobre ciência e fé cristã”, o programa piloto reuniu pessoas com anos de caminhada na fé e larga experiência na área científica. Gustavo Assi, doutor em engenharia naval e apresentador do programa, conversou com o teólogo Guilherme de Carvalho, o físico Roberto Covolan e o filósofo Marcelo Cabral.

Roberto Covolan contou um pouco de sua experiência a partir de sua igreja local. Vindo de uma comunidade de fé, na qual a maioria das pessoas possuía nível superior, ele percebia que muitas ficavam desconcertadas quando se deparavam com o tema ciência, mesmo aquelas pessoas consideradas “maduras na fé”. Segundo Covolan, é muito comum pessoas que estão nos dois campos conduzirem eles de maneira desconectada. “As pessoas não julgam que isso seja um problema, algo que precise ser tratado e conectado de maneira mais consciente e intencional”, relata o físico.

O cientista também lembrou que algumas pessoas de sua igreja tinham medo que alguma descoberta científica pudesse abalar os fundamentos da fé cristã. Diante disso ele começou a perceber a necessidade de contribuir para o esclarecimento sobre o assunto e promoveu em sua igreja o curso “Fé Cristã e Ciência Contemporânea”, com duração de dois meses.

Durante a conversa, o teólogo e pastor Guilherme de Carvalho falou de sua experiência durante a universidade e como o dilema entre ciência e fé era uma demanda recorrente dos colegas. Para o teólogo, as experiências na academia o ajudaram a perceber que a dificuldade que muitas pessoas têm para relacionar fé e ciência se dá por conta da visão estreita que elas possuem sobre a realidade e a racionalidade. Ele explica que, de certa forma, se converter a Jesus Cristo é como se converter a um universo maior, a uma realidade maior do que podemos compreender.

O filósofo Marcelo Cabral, que atuou como missionário no campo universitário, também falou dos desafios de lidar com os assuntos de ciência e fé na academia. Cabral foi enfático e afirmou que “universidade significa crise”, mas nem por isso precisa ser algo, necessariamente, ruim. “É na universidade que muitos jovens ‘descobrem’ que existem vários caminhos pelos quais podem trilhar suas vidas. E muitos desses caminhos parecem contraditórios, quando essa pessoa percebe que suas crenças não combinam com o que ela está aprendendo em sala de aula.” Por outro lado, ele explica que a crise é um momento fundamental, onde o jovem universitário pode olhar para dentro de si, olhar para o mundo e escolher para onde quer seguir. Nesse processo, “é importante o estudante ter pessoas que vão participar, contribuir e ajudar, pois a crise não se resolve numa noite”, reitera o filósofo.

Para assistir ao programa completo, basta clicar aqui ou acessar a conta da ABC² no Youtube. O programa Conexão Ciência e Fé tem exibição mensal e e vai ar toda segunda-feira do mês.

>>> Conheça a série Ciência e Fé Cristã.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.