Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

A qualidade do crescimento evangélico passa pela igreja local

Diálogos de Esperança conversa sobre o crescimento evangélico: oportunidade e responsabilidade

Por Lissânder Dias


Para além de números e estatísticas, a qualidade do crescimento evangélico - apontado nas pesquisas das últimas décadas (em especial, no Censo divulgado em junho) -, deve passar pelo senso de comunidade presente no cotidiano da igreja local. É o que pensam Jacira Monteiro e Caio Batista, convidados do Diálogos de Esperança na última quarta-feira (24).

Com o tema “O crescimento evangélico: oportunidade e responsabilidade”, o Diálogos realizou uma live com duração de 1 hora e 13 minutos sobre nossa identidade, como evangélicos, e sobre o caminho mais saudável neste momento para lidarmos com o crescimento das igrejas.

Apontando caminho
Para o pastor e teólogo Caio Batista, a igreja local tem um papel fundamental de apontar o caminho no meio desse crescimento. “Esse crescimento será bom ou ruim? Não há uma única resposta ou solução, mas eu olho para a igreja local, a comunidade local, as relações locais, como o ambiente da igreja resgatar o seu caráter sacerdotal. Eu encontro a igreja de Cristo no cotidiano da igreja local, no meio da rotina pastoral da igreja-instituição”, afirma.

Caráter relacional de Cristo

Para a escritora Jacira Monteiro, a igreja local é um dos primeiros diferenciais que mostram ao mundo esse caráter relacional de Cristo. “Minha família veio de Guiné-Bissau. A primeira pessoa que se converte é minha avó lá em meu país de origem. Quando chegamos no Brasil, meus pais não tinham profissão e passamos muita necessidade. E mesmo quando não compartilhávamos isso com a igreja, simplesmente chegava alguém que nem nos conhecia direito com algo que a gente estava necessitando. Eu cheguei ao Brasil com sete anos de idade e eu era muito tímida. Deus sempre foi muito gracioso comigo, me dando amigos. Então, eu vejo muito a igreja como comunidade, como esse corpo vivo e ativo”, relata.

>> NA ÍNTEGRA
Assista, na íntegra, à live no canal da Ultimato no Youtube e no Spotify.

Próxima live
A próxima live do Diálogos de Esperança está marcada para o dia 19 de agosto (terça-feira), às 19h, no canal da Ultimato no Youtube, com o tema “A evidência dos evangélicos e a vocação da igreja”.

O que é Diálogos de Esperança

São lives mensais ancoradas por Claudia Moreira e Valdir Steuernagel.

Iniciado em 2020, no período da pandemia, o projeto tem como objetivo promover, entre os cristãos, diálogos profundos, desafiadores e construtivos sobre temas atuais - sempre apontando para a Esperança.

Parceiros: Aliança Evangélica, Editora Ultimato, Tearfund, Visão Mundial e Vida&Caminho.


REVISTA ULTIMATO – ADOLESCÊNCIA – ONLINE E OFFLINE
Muito já se falou da adolescência como uma fase crítica da vida, em que as dificuldades próprias da idade inspiram cuidados especiais – o que é ainda mais importante hoje.

Os adolescentes desta geração são o grupo mais impactado pelo ritmo acelerado das mudanças. A matéria dessa edição oferece subsídio para melhor conhecer e atuar com esse grupo. Nos depoimentos dos 12 adolescentes que participam eles pedem: “Acreditem em nós!”.

É disso que trata a
edição 414 de Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Cristianismo Antigo para Tempos Novos – Amor à Bíblia, Vida Intelectual e Fé Pública, Paul Freston
» O Que Cristo Pensa da Igreja? – A mensagem das sete cartas de Apocalipse, John Stott
» Quando a Igreja Abraça a Cidade, Leandro Silva (org.)
Lissânder Dias do Amaral é jornalista, blogueiro, poeta e editor de livros. Integra o Conselho Nacional da Interserve Brasil e o Conselho da Unimissional. É autor de “O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas” e responsável pelo blog Fatos e Correlatos do Portal Ultimato. É um dos fundadores do Movimento Vocare e ajudou a criar as organizações cristãs de cooperação Rede Mãos Dadas e Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS).

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.