Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

A Graça não basta: estamos sob a tirania do mérito

Por Marcos Bontempo

Está nas ruas a última edição de 2020 da revista Ultimato.

Na capa, “Quando a graça (não) basta”, uma referência ao conhecido texto do apóstolo Paulo, ao insistir com Deus para que o livrasse do “espinho na carne”: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9).

A edição 386 da revista Ultimato, que começa a chegar na casa do assinante essa semana, é quase um clichê, que os cristãos repetem de cor e salteado: “Graça é favor imerecido”. Quase.

É surpreendente, no entanto, que aqueles que são alcançados pela graça não conseguem olhar com graça para os outros. E os relacionamentos, as palavras duras ou comentários nas redes sociais não deixam dúvidas.

Nenhuma novidade. A parábola contada por Jesus – do credor incompassivo –, em Mateus 18.23-35, mostra um retrato que deveria nos enrubescer. Jesus chama o servo cuja dívida enorme havia perdoado e diz: “Você é mau-caráter”. E ainda: “Você não deveria ter misericórdia do seu companheiro como eu tive de você?”.

Para o colunista Paul Freston, estamos sob a “tirania do mérito”: expulsamos a graça dos nossos relacionamentos e, de repente, todo nós nos tornamos amigos de Jó”.

A edição 386 também conta com entrevista exclusiva com o conhecido escritor Philip Yancey, talvez um dos autores que mais escreveu e falou sobre a Graça. Para Yancey, não raramente confundimos moralismo com santidade e classificamos ou escolhemos lugares e pessoas onde a graça deveria caber. Não é isso: ”Quando a Graça alcança os nossos olhos, não veremos um grupo contendo pessoas boas e pessoas ruins, mas um grupo de indivíduos necessitados da graça de Deus, onde alguns reconheceram essa necessidade, e outros, não”.

Confira muito mais que você vai encontrar nessa edição:


É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 191 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.