Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A fé não-católica

Rodrigo de Lima Ferreira

O que significa fé? A definição clássica de Hebreus 11.1 talvez seja a melhor delas. Certeza de algo invisível, certeza da presença de Deus em nossas vidas a despeito das dificuldades e intempéries que enfrentamos, certeza do caráter bondoso de Deus. 

Mas por fé entendemos também um conjunto de regras e doutrinas que normatizam a práxis religiosa de certo grupo específico, fazendo com que tal grupo adote posturas e padrões de vida que o distingam dos demais. Neste sentido, podemos dizer que existe fé espírita, fé umbandista, fé muçulmana, fé católica, fé evangélica e fé não-católica. 

Mas o que significam estas definições? A fé católica pode ser resumida assim: Bíblia e tradição histórica como meios de autoridade, intercessão dos santos e de Maria em favor dos fiéis, eficácia da missa como sacrifício, obras como meio de graça, existência de quatro estágios após a morte (céu, inferno, purgatório e limbo, este último para crianças que morrem sem o batismo), sete sacramentos. A fé evangélica, por sua vez, também pode ser assim resumida: autoridade única da Bíblia, intercessão de Jesus a favor dos fiéis junto ao Pai, perdão total dos pecados na cruz, graça como meio de salvação pela fé, existência apenas de céu e inferno, dois sacramentos (ceia e batismo). 

Mas ultimamente tem surgido um tipo de fé diferente e que cresce a olhos vistos, por suas características únicas: ao mesmo tempo em que rejeita o catolicismo, também não se enquadra na estrutura evangélica, por apresentar características ausentes na Bíblia, nos ensinos da Igreja e nos ensinos dos reformadores. Portanto, definirei esta fé como não-católica, por sua inadequação às duas estruturas de fé, apesar de se utilizar de certos aspectos eclesiológicos católicos e alguma terminologia evangélica.

Características da fé não-católica 
A fé evangélica preza pela integridade das Escrituras, pois elas são a única regra de fé e prática na vida dos cristãos. Tudo aquilo que agride a Bíblia deve ser rejeitado, para o bem da sanidade da fé cristã. 

Já a fé não-católica não preza pela integridade das Escrituras nas áreas doutrinária e comportamental. A Bíblia e sua interpretação deixam de ser objetivos (podem ser examinadas à luz do Espírito e da razão) e passam a ser subjetivos (seu exame é baseado unicamente à luz de interpretações humanas). Uma vez que a Bíblia passa a ser subjetiva, todo o comportamento derivado dela também se torna assim. 

Ou seja, para a fé não-católica, não importa aquilo que a Palavra diz, e sim como a pessoa a interpreta. É a doutrina da livre interpretação levada a extremos perigosos. É aquilo que, na filosofia, denomina-se pós-modernidade, em que os padrões absolutos e as referências finais são abolidos em nome da verdade pessoal.

Origens da fé não-católica 
A fé não-católica surgiu até mesmo antes do surgimento da Igreja Católica como instituição, a partir do século IV, com o Edito de Milão. Na carta mais antiga do Novo Testamento, Tiago já alertava os primeiros cristãos sobre o perigo de uma fé rasa, apenas de superfície e sem nenhum conteúdo essencial (Tg 2.15-19). Para os ouvintes de Tiago, fé era simplesmente a adesão a um determinado grupo religioso sem necessariamente uma mudança de vida. 

Paulo também enfrentou problemas assim com igrejas que ele havia fundado. Em Corinto havia o problema de imoralidade sexual, em conjunto com uma grande soberba espiritual (1 Co 5). Em outras comunidades, como a dos efésios, ele enfrentou problemas com doutrinas que não condiziam com aquilo que a Palavra ensina (Ef 4.14). 

Por fim, João enfrentou problemas com os pré-gnósticos, que infiltraram-se na igreja e ensinavam coisas perniciosas, como, por exemplo, a negativa da encarnação de Jesus (1 Jo 4.2-3; 2 Jo 7).

Resposta à fé não-católica 
A grande tragédia de hoje é a mesma do período da Reforma Protestante deflagrada justamente por falta de conhecimento das Escrituras. Martinho Lutero indignava-se com a cobrança das indulgências, em especial com João Tetzel, que anunciava: “Quando a moeda cair no fundo do baú, uma alma sairá do purgatório”. O que atormentava Lutero era a questão da salvação. Mas ao ler Romanos 1.17 (“o justo viverá por fé”) seus medos se foram. Baseado naquilo que a Palavra lhe mostrou (a salvação por meio da graça), ele pôde questionar os métodos romanos medievais. 

O grande desafio missionário da Igreja frente à fé não-católica é trazer novamente à luz o ensinamento da Palavra como relevante para a vida hoje. A Palavra é antídoto para todo tipo de falsificação da fé e da vida cristã. Em suma, devemos estar atrelados à Palavra, confiantes de que aquele que nos chamou a esta obra é suficiente para nos capacitar e para mudar mentes, corações e intenções. 


Rodrigo de Lima Ferreira, casado, duas filhas, é pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil desde 1997. Graduado em teologia e pós-graduando em missões urbanas, hoje pastoreia a IPI de Serranópolis, GO.
Casado, duas filhas, é pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil desde 1997. Graduado em teologia e mestre em missões urbanas pela FTSA,  é autor de "Princípios Esquecidos" (Editora AGBooks).
  • Textos publicados: 38 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.