Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A Bíblia e a missão. Parece óbvio?

Por Willian Lane
 
Pode parecer óbvio ao leitor contemporâneo que a Bíblia e a missão de Deus ou a missão da igreja estejam intimamente interligadas, pois, afinal, a Bíblia fala da missão e a missão é o importante tema da Bíblia. Para muitos isso é tão claro e evidente que não há como separar as duas ideias e nem imaginar que um dia isso não fosse tão evidente. Contudo, essa clareza nem sempre existiu. Ela é o resultado, em grande parte, de estudos, discussões e diversas publicações significativas que tiveram o objetivo de mostrar como a missão tem fundamentação bíblica e, portanto, é um mandato divino.
 
Isso ocorreu porque em meados do século passado a obra missionária estava em crise e a sua razão de ser era colocada em dúvida. Houve o sentimento de que a evangelização de povos estrangeiro foi o reflexo do expansionismo e imperialismo das nações cristãs sobre os povos asiáticos, africanos e latino-americanos. Portanto, uma vez que as colônias das nações ocidentais se esforçavam por sua independência, a obra missionária foi vista como um projeto de cristianização das nações que tinha se esgotado historicamente.
 
Diante desse sentimento geral, a obra missionária entrou em crise. Essa crise, por sua vez, fez surgir uma preocupação de legitimar a obra missionária com um fundamento bíblico e teológico. Assim, a partir da segunda metade do século passado, começam a surgir obras defendendo o fundamento bíblico da missão. Desde então, houve intensa discussão sobre a relação entre a Bíblia e a missão, porém, no decorrer dos anos ela foi descrita por diferentes nomes. Ultimamente essa discussão tem sido chamada de Bíblia e missão, hermenêutica missional, leitura missional da Bíblia etc. Apesar do neologismo e da introdução de algumas novas categorias na discussão, a hermenêutica missional é o termo usado para um modo recente de uma antiga conversa sobre o relacionamento entre a Bíblia e a missão. Ela basicamente busca responder como se prossegue da Bíblia para os temas missiológicos ou como sustentar a natureza e mandato bíblico da missão sem impor sobre a Bíblia o que se deseja encontrar nela a respeito dos temas missionários. 

 
O missiólogos sul-africano David Bosch retratou muito bem a problemática quando declarou (1996, p. 538): 
 
No fim a igreja fica com a incômoda pergunta se suas ações missionárias hoje preservam alguma semelhança se quer com o que os estudiosos bíblicos chamam de ‘missão’ e também se e como é possível apelar às Escrituras para defender o ministério missionário. 
 
O problema é tão desafiador que já naquela época Bosch cogitava que “Talvez precisemos de um livro escrito por um teólogo que seja tanto missiólogo quanto biblista – se é que existe essa criatura.”
 
Felizmente diversos missiólogos e biblistas têm se levantado para tratar seriamente de como a Bíblia fala de missão e como a missão pode ser entendida na Bíblia. Nesse sentido, a obra O propósito bíblico da missão, de minha autoria, explora ainda que brevemente o desenvolvimento dessa discussão e procura apresentar o propósito da missão.
 
Além de situar a discussão sobre a relação entre a Bíblia e a missão, esta obra também percorre toda a Bíblia para mostrar como cada parte contribui para o entendimento não só da base da missão, mas do propósito da missão.

REVISTA ULTIMATO | MAMOM VERSUS DEUS
 
Ao todo, Jesus contou 38 parábolas. Mais de um terço delas trata de assuntos ligados a posses e riquezas. Há cerca de quinhentos versículos sobre oração na Bíblia. Sobre dinheiro e posses são mais de 2.300.

As Escrituras se ocupam desse assunto porque ele é crucial para a fé. Trata-se de onde colocamos nossos afetos e a quem seguimos. Jesus adverte: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6.21).

É disso que trata a matéria de capa da edição 402 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Pastor presbiteriano e doutor em Antigo Testamento, é professor e capelão no Seminário Presbiteriano do Sul, e tradutor de obras teológicas. É autor do livro O propósito bíblico da missão.
  • Textos publicados: 58 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.