Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A arte precisa de justificativa

Por Liz Valente

Tudo o que os críticos e pensadores ousam afirmar com segurança sobre a arte contemporânea é que não se pode afirmar nada com segurança sobre a arte contemporânea. Sendo assim, ela parece uma corrida de barquinhos excêntricos navegando em um mar de incertezas. Não há largada, nem trajetória demarcada e muito menos chegada. Mas o que a fé cristã tem a dizer sobre isso?

Para início de conversa, não é tarefa simples demarcar historicamente o que vem a ser “contemporâneo”; há quem não faça distinção entre “contemporâneo” e “pós-moderno”, já outros identificam uma virada. Para estes, o pós-moderno ainda continha um canal de debate com o movimento moderno, enquanto o contemporâneo flutua descomprometido e se satisfaz simplesmente em ser “contemporâneo”. Apesar dos debates, podemos identificar historicamente o “contemporâneo” nos movimentos experimentais da arte a partir da década de 1950, nos Estados Unidos, que lidavam com a tridimensionalidade não escultural da arte e com o consequente surgimento de novas categorias dentro das artes plásticas.

Leia este artigo completo no Blog da Ultimato

• Liz Valente é mestra em arquitetura e urbanismo onde investiga as interrelações entre espaço e arte no museu de arte contemporânea. Também é cantora, compositora e autora de 4 peças teatrais. Casada com Pedro Paulo e mãe do pequeno João.

Pintura: Abstraction (1949-1950), de Willem de Kooning.

Leia também
Arte Contemporânea [exclusivo para assinantes da revista Ultimato]
A Arte Não Precisa de Justificativa
A Arte Moderna e a Morte de uma Cultura

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.