Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Vara de Amendoeira #878

"Veio ainda a palavra de Yahweh, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: Vejo uma vara de amendoeira. Disse-me Yahweh: Viste bem, porque eu velo sobre minha a palavra para a cumprir." — Jeremias 1: 11, 12.

Jeremias foi um profeta que presenciou a decadência espiritual de Israel, a destruição de Jerusalém e seu cativeiro. Logo de início, o Livro trata do seu chamado e imediatamente de uma palavra sobre sua pessoa e ministério. Ele tem a visão de uma vara de amendoeira, que fala de autoridade, esperança e de um Deus que é zeloso em cumprir o que diz.

Deus se revela ao jovem Jeremias e lhe diz que ainda no ventre de sua mãe ele já era conhecido e consagrado para ser um profeta para as nações. Ele, como alguns personagens bíblicos, argumentou com Deus dizendo que não sabia falar porque era uma criança. Há um traço de humildade e simplicidade nesta afirmação, mas é o Eterno que nos escolhe na sua soberania. Ele é o Deus Criador, que formou o homem e sua boca; que distribui dons e talentos. Nos surpreendemos com o tanto que o Senhor pode nos capacitar para aquilo que ele tem como ministério para cada um de nós. Moisés, quando foi chamado, disse não saber falar, mas o final de sua carreira foi um longo discurso.

Nos sentimos como uma criança que não sabe falar? Nos achamos pequenos diante do mundo? A tua timidez é um obstáculo que te impede de crescer, avançar? Mesmo sendo como você é, você se dispõe a ir para onde Deus te mandar, ou falar o que ele mandar dizer? O Eterno se alegra quando damos um passo de confiança acreditando que ele suprirá todas as coisas. Jeremias enfrentou nacionais e estrangeiros poderosos e sofreu por isso, mas não teve receio. Deus ministrou o coração dele com o "Não temas!" — 1: 8. Então creia. Vá!

O Senhor estendeu a mão e tocou na boca do jovem e disse: "Eis que ponho na tua boca as minhas palavras." O Todo-Poderoso, o Criador, o Eterno tem poder para nos transformar. Nos transporta da infância para a varonilidade. Nos transforma em guerreiros. Que você não tenha medo e seja boca de Deus para os que estão perto e para os que estão longe. Para grandes e pequenos, não importa. É o Senhor quem te chama e constitui profeta para os povos.

Deus pergunta a Jeremias: "O que vês?" Já na qualidade de eleito, chamado e intituido profeta, o Senhor lhe abre a visão. Ele vê uma vara de amendoeira, que era algo da cultura do judeu e de fácil compreensão. Dentre as doze varas de cada uma das tribos de Israel, foi a de Arão que floresceu e deu frutos como sinal de autoridade para sua casa como sacerdócio entre os filhos de Israel. Isto foi tão significativo, que além do maná e das tábuas da Lei, a vara foi o terceiro componente que tinha dentro da Arca da Aliança. Ela significava liderança, autoridade, prosperidade e esperança.

A vara de amendoeira ( מַקֵּל שָׁקֵד — maquel shoked) significa "autoridade/bordão vigilante". Amendoeira é a primeira árvore a despontar suas flores brancas sinalizando o fim do inverno e a chegada da primavera. É por isso que o significado do seu nome tem a ver com vigilante. Ela vigia na escuridão do inverno e avisa que está chegando um novo tempo. Deus usa essa ilustração bem conhecida para elucidar sua fidelidade em cumprir com o que fala. O tempo e as circunstâncias podem revelar um triste inverno, mas Deus está de prontidão, vigilante, e sua palavra, suas promessas, irão se cumprir. Por mais que pareça tardar, no tempo dele, a novidade chegará. O brotar de uma pequena flor é uma sinalização de um lindo e perfumado tempo que se aproxima.

Diante da visão, e da informação embutida, Deus faz um elo de ligação: "porque eu velo ". Velar é shaqad (שקד). Notem o trocadilho que o Senhor faz em sua resposta: "vara de vigilante" — shaqed —, com "Eu vigio — shaqad — sobre minha palavra para cumprir". Deus tem uma vara de vigilante e vigia para cumprir o que fala em todas as suas promessas. Tudo que ele fala e faz é bom e se cumpre à risca.

Essa ilustração da vara de amendoeira cabe também a nós que somos seus enviados. Deus quer que sejamos boca profética para um mundo em caos. Deus quer que sinalizemos a cruz de Cristo que traz esperança de um novo tempo. Ele te chama para ser um vigilante da sua palavra para que traga beleza e perfume para os aflitos.

Jesus, antes do ventre, foi separado como profeta. Ele é a Vara de Amendoeira que nos liberta de um inverno tenebroso. O sinal de sua cruz se estende para o mundo para que todos saibam que nele há esperança. Nele há beleza e bom perfume que nos atrai e nos torna felizes. Olhe para essa vara que te ilumina e te alimenta com o seu fruto.

Jesus nos chamou de vara que está ligada a ele. Se nos desligarmos, morremos: "Sem mim, nada podeis fazer." — João 15.5. Seja essa vara e permaneça nele para que em ti deem flores e frutos que alimentem o faminto.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 89 [ver]
Site: http://albanisioribeiro.blogspot.com.br/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.