Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Um Deus vingador

"Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor – Romanos 12:19.

As pessoas, especialmente de hoje, têm muita dificuldade em conceberem um Deus vingador. Há razões plausíveis para isto. Temos motivos justos para crermos num Deus que tudo perdoa... Mas esse não é o Deus que Jesus Cristo nos revelou. Deus estabelece certos limites. Jesus alertou para a condenação eterna.

Quando Rubem Alves argumentava que toda a teologia cristã está apoiada sobre o medo da condenação do inferno, ele não estava completamente errado, mas estava bem errado: ele acertou ao perceber que o medo pelo inferno pode ser instrumentalizado pela igreja, e muitas vezes foi e ainda é, de forma desequilibrada e manipulativa. Ele acertou sem querer ao intuir que a condenação ao inferno é algo tremendamente central na mensagem cristã, pois significa a separação eterna do homem de seu criador. Mas ele errou ao pensar que toda teologia cristã se apoia nesse perigo.

A existência humana é que assiste este perigo. As consequências do pecado já são sentidas de forma imediata por todos nós, aqui neste mundo. Às vezes o inferno nos rodeia, e não muito raro ele se instala já dentro da alma daqueles que não conhecem o perdão divino. Não é uma questão teológica, é mera questão empírica!

Se não há punição o mal teria triunfado. Pais não precisam castigar para educar, governos não precisam punir para estabelecer justiça e ordem. Criminosos saem ilesos. O Diabo não estaria condenado, não haveria juízo. A impunidade só interessa malfeitores.

A mensagem da cruz oferece resposta cabível para essa fatalidade. Jesus sofre nossa (minha) punição. Nisto é que se apoia toda a teologia cristã: a oferta de reconciliação através do Rei Jesus – a salvação, a graça, a fé. Um Deus bondoso cujo Filho voltará e julgará todos com justiça – dando a cada um segundo a suas obras. Maranata!
Fürth - EX
Textos publicados: 287 [ver]
Site: http://teologia-livre.blogspot.de/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.