Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Um Deus muito humano!

As evidências das naturezas divina e humana de Cristo permeiam todas as páginas dos evangelhos bem como todo o Novo Testamento. Como divino se fez igual a Deus, recebeu adoração, operou sinais extraordinários e perdoou pecados. Como humano teve um nascimento e um desenvolvimento natural, além de em toda sua vida sofrer das mesmas necessidades e limitações humanas, inclusive a morte. Assim, Jesus é igualmente tanto Deus, quanto homem.

Mas eis um paradoxo da nossa fé quanto a percepção de Cristo e sua natureza: Se Jesus é tanto Divino quanto humano, por que temos a nítida tendência de perceber, aceitar e exaltar mais sua divindade do que sua humanidade? Por que o percebemos mais como Deus e menos como homem?

Uma pergunta difícil de ser respondida, mas talvez a resposta esteja em nossa tendência natural de valorizar mais o espirito do que o corpo; Mais espiritual do que o material; Mais o divino do que o humano. Sem dúvidas há essa predileção, que urge a necessidade de equilíbrio. Quanto ao Cristo, sua divindade deve sim ser percebida, acatada e exaltada, mas também sua humanidade.

Vejo no aprofundamento do nosso olhar para a humanidade do Salvador não apenas uma necessidade doutrinaria, mas um caminho para a renovação da fé e de um maior deslumbramento e paixão pela pessoa do Cristo de Deus.

Quando falo da humanidade de Cristo como necessidade doutrinaria e renovadora da fé, penso em algo além do que uma simples referência ao ser humano ou conjunto de características específicas à natureza humana. Penso em humanidade como virtude, a maneira bondosa de tratar alguém; a capacidade de se compadecer; de acolher o excluído, de tratar o doente. Humanidade como bondade, compaixão, simplicidade, desapego material, a luta pelo interesse do outro.

Para chegarmos a esse nível de percepção da impactante humanidade de Jesus, precisamos notar os significativos detalhes de suas palavras e ações. Como o tocar no excluído leproso mesmo sob a ameaça de infecção; Como o tomar, brincar e abençoar desprezadas crianças em seu colo, mesmo diante do cansaço e da angustia pela proximidade do Calvário; Como o profundo sentimento de compaixão que tomou seu coração em relação a uma viúva que caminhava lentamente a enterrar seu único filho; Como as lágrimas derramadas diante a sepultura do querido amigo Lázaro; ou inda sua capacidade de promover o bem a uma multidão faminta mesmo diante do luto pela perda do primo e amigo de infância João Batista. É disso que estou falando, de um Deus muito, muito humano! Tão humano que só podia ser Deus!

• Pr. Weslei Pinha – Pastor da Primeira Igreja Batista em Itarantim-BA
Bahia - BA
Textos publicados: 24 [ver]
Site: http://www.blogdopinha.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.