Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

"...Sustenteis os fracos..." Trecho de 1Ts 5.14

Atribui-se ao pastor inglês e escritor J. C. Ryle, que viveu no século 19, a seguinte frase: "Nosso Senhor tem muitos filhos fracos em Sua família, muitos alunos limitados em Sua escola, muitos soldados brutos no Seu exército, muitas ovelhas que mancam no Seu rebanho. E mesmo assim, Ele os carrega e não os abandona. Feliz é o cristão que aprende a tratar os seus irmãos da mesma forma".

A palavra "fraco" e alguns de seus possíveis sinônimos é utilizada algumas vezes na Bíblia para se referir à condição espiritual e/ou emocional momentânea de alguns crentes.

Um exemplo bem claro disto vemos numa passagem do Livro de Salmos, por palavras proferidas pelo Rei Davi: Salmos 38:8 "Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração".

Em outra parte das Escrituras, eis uma súplica do mesmo autor bíblico: Salmos 6:2 "Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados. 3 Até a minha alma está perturbada; mas tu, SENHOR, até quando? 4 Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade".

Estas passagens citadas anteriormente só reforçam a percepção de que é apenas pela graça do Senhor que o povo de Deus se mantém de pé, pois não está imunizado contra situações que possam trazer momentos que o faça oscilar em sua expressão de fé.

A despeito de qualquer que seja o motivo que influencie um cristão a esboçar fraquezas diante das lutas, há um imperativo bíblico de como se deve tratar o irmão fraco ou enfraquecido: 1 Tessalonicenses 5:14b "... consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos".

Certo é que estes momentos de fraqueza podem evidenciar uma fé não robusta, a ser ainda aperfeiçoada pelo Senhor. Além do que, a leitura e meditação bíblicas, como também a prática da oração e do ato de congregar no propósito de unir-se ao corpo, são atos salutares para o fortalecimento espiritual.

Em meio às lutas, fraquezas e adversidades, atentemos para estas Palavras de consolo: Hebreus 4:14 "Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" ... Hebreus 5:7 "O qual (Jesus), nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia".
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.