Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sobre a importante figura do pastor

O Pastor é uma figura muito importante no contexto bíblico. Ser pastor significa cuidar e zelar das ovelhas, ter amor ás ovelhas e muitas vezes abrir mão de muitas regalias em favor de suas ovelhinhas. Ser pastor é procurar imitar o Senhor Jesus que certa vez afirmou: "Eu sou o bom pastor".

Fazendo uma analogia, descobrimos que Abel foi o primeiro pastor de ovelhas, e a partir daí a Palavra de Deus enumera e dá destaques a muitos outros. O Pastor é, sem dúvida, muito importante em toda história bíblica. Quem não se lembra de Davi, o mais famoso de todos? O Salmo 23 é o Salmo do Pastor, onde Davi fala de sua alegria e segurança em ter o Senhor como o seu pastor. Davi, que fôra um grande pastor de ovelhas, se coloca no lugar de ovelha e diz: "O Senhor é o meu Pastor: nada me faltará". Em todo Salmo 23, Davi narra o cuidado e o carinho do Soberano Pastor e encerra dizendo:

"Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor para todo sempre".

Esta analogia é muito rica, pois um bom pastor de ovelhas está sempre atento e procura evitar eventuais ataques de animais ferozes que querem exterminar o rebanho, causando assim grande prejuízo. O menor descuido pode ser fatal. A ovelha é indefesa e por isto depende muito da guarda fiel do pastor. Em João cap. 10 vers. 11, Jesus afirmou: "Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". Na Bíblia, Jesus é chamado GRANDE PASTOR DAS OVELHAS, PASTOR COMPASSIVO, PASTOR DAS ALMAS, PASTOR SOFREDOR, SUMO PASTOR...

Os profetas foram chamados por Deus para serem pastores em Israel. Dentro desta analogia, vemos o cuidado de Deus para com os seus filhos. Em Jeremias cap. 23, vers. 1, lemos: "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor" - no vers. 4 lemos: "e levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor". Dentro deste contexto, vemos que Jesus, o nosso pastor, deu á Sua Igreja pastores querendo o aperfeiçoamento dos santos, para e dificação do corpo de Cristo. Em Efésios cap. 4, versículos 11 a 13 lemos: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos á unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, á medida da estatura completa de Cristo". Atentem para a profundidade destas palavras! Observem a importância dos pastores na Bíblia! Em Hebreus cap. 13, vers. 7, lemos: Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a Palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver". No vers. 17, do mesmo capítulo, lemos: "Obedecei a vossos pastores, e sujeitais-vos a eles, porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas".

Deus vela pelos pastores, Deus dá sabedoria a eles, pois são ungidos por Deus para desempenharem o seu ministério. A Igreja deve amar e obedecer o seu pastor e jamais se levantar contra ele. Em Samos 105, vers. 15, lemos: "Não toqueis os meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas". A igreja que não ama o seu pastor sofre muito e nunca prospera. Se o pastor da igreja não estiver andando de acordo com a vontade de Deus, não cabe á igreja julga-lo, mas isto cabe somente a Deus faze-lo.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.