Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Profetas à prova

A pregação dominical da manhã de 21/07, na Igreja que tenho visitado, foi baseada no texto de 1 João 4:1-6, que se refere aos falsos profetas e aos verdadeiros crentes.

O excelente pregador, ainda seminarista, discorreu sobre os malefícios causados pela heresia do gnosticismo, que levou João a escrever: "Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus" (1 João 4:2).

O gnosticismo afirmava que, por ser a essência da carne humana completamente má, Jesus não poderia ter se tornado homem. Para eles, Jesus tinha um corpo apenas "aparente". A pregação desta heresia, produzida nos porões do inferno, buscava desmentir o nascimento, a morte e a ressurreição de Cristo, onde se alicerça os fundamentos da fé cristã. Tanto é assim que o Apóstolo Paulo escreveu:

"Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo" (1 Coríntios 15:1-8).

Portanto, naquela época apostólica, a crença na encarnação de Cristo já era a principal prerrogativa para legitimar um verdadeiro servo do Senhor.

Nos dias atuais, entretanto, nem mesmo alguns (ou muitos ?) falsos pregadores infiltrados dentro das denominações evangélicas se arriscariam a cometer o impropério de dizer que Jesus não veio em carne.

Os falsos profetas de hoje ainda são aqueles a quem Deus não enviou, mas que tentam fazer o povo acreditar em outras mentiras, muitas vezes usando a Palavra do Senhor de maneira deturpada, distorcendo as verdadeiras doutrinas bíblicas.

O Capítulo 28 do Livro do Profeta Jeremias apresenta a luta de Jeremias com o falso profeta Hananias, travada dentro da Casa do Senhor, na presença inclusive dos sacerdotes (Jeremias 28:5).

Hananias foi um falso profeta que só anunciava bênçãos para o povo que estava andando em rebeldia, a quem o Senhor já havia dito que iria servir como cativo nas mãos do Rei Nabucodonosor.

Jeremias, inspirado por Deus, disse a Hananias: “Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antigüidade, profetizaram contra muitos países e contra grandes reinos, acerca de guerra, de fome e de peste. Quanto ao profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, então será conhecido que o Senhor na verdade enviou o profeta“ (Jeremias 28:8-9).

Atualmente, percebo atitudes de imensa infantilidade espiritual na vida de muitos cristãos, que andam por ai ouvindo promessas de homens com o mesmo perfil de Hananias, que mentia descaradamente dentro da Casa do Senhor.

Já ouvi relatos de pessoas que se sentiam fracas espiritualmente por não terem recebido o cumprimento das promessas vagas e imprecisas proferidas (“por atacado” e “à varejo”) da boca de muita gente que se diz pregador da Palavra de Deus.

A esses irmãos entristecidos, encorajo-os afirmando que Deus não falhou. Foi o homem que mentiu ...

Termino esta reflexão com as seguintes Palavras do Deus de Israel:

“Assim diz o Senhor dos exércitos: Não deis ouvidos as palavras dos profetas, que vos profetizam a vós, ensinando-vos vaidades; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor” ... “Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com a sua vã jactância; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e eles não trazem proveito algum a este povo, diz o Senhor.” (Jeremias 23:16,32).
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.