Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Pessoas Paisagem

Certa vez, Jesus foi questionado por um doutor da lei acerca de como herdar a vida eterna (Lucas 10: 25-37). Sabiamente, Jesus questiona-lhe sobre os escritos da lei. O homem então responde: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”. Pois bem, responde Jesus. Faça isso e viverás. Porém, o homem voltou a questioná-lo: ”E quem é o meu próximo?”. Então, por meio da parábola do bom samaritano, Jesus responde excelentemente.

Trouxe a memória esta parábola, pois vejo nela um contraste que requinta a atualidade de nossas cidades: pessoas que se tornaram paisagem.

Já andei por diversas partes da cidade de São Paulo. Em todo lugar, as pessoas agem do mesmo jeito! Atualmente, trabalho na Av. Paulista, referência da economia nacional. Nesta região, por ser uma região de padrão mais alto, também é onde mais ocorre este fato. Pessoas ocupadas que vivem intensamente para si, negligenciando todo o resto do mundo ao seu redor.

Pessoas paisagem são aquelas que se encontram largadas em todos os cantos da cidade; para a maioria, são apenas moradores de rua. Talvez sejam alguns que desistiram de viver por algum motivo que a vida lhes proporcionou e não conseguiram enfrentá-la. Ou, talvez, já nasceram no berço da miséria e não tiveram um incentivo/apoio para fugirem desta 'casta'. Ou, um bêbado que, consumido pelo seu vício, se atracou na sarjeta da desgraça. Muitos são os casos e histórias dessas pessoas que não é possível citar em um pequeno texto como este.

Essas pessoas passam despercebidas por você quando caminha pelas ruas? Você as nota? Que sensação você sente quando as vê?
Confesso que muitos já passaram por mim e, infelizmente, ainda passarão sem que eu as note. Porém, aqui me lanço e te convido a um desafio: praticar a Palavra e deixar de ser apenas ouvinte.

As pessoas paisagem podem ser comparadas com aquele homem ferido da parábola que citei acima. Os religiosos somos nós, que mantemos distância deles. E nosso maior exemplo, o samaritano.

Não podemos mais passar um por uma pessoa na rua e percebê-la apenas como parte da paisagem, antes, precisamos tê-la como criatura de Deus, criadas com nós, com a imagem e semelhança de Deus! Somos exclusivos por conhecer a Deus e eles não? Não, somos culpados.

Eles são o nosso próximo. São aqueles que necessitam de algo que temos condição de tajudar. Não importa no que somos bons ou podemos fazer, Todo aquele que necessita de algo que você pode suprir é seu próximo. Portanto, como cristãos, é responsabilidade minha e sua amá-los. É nosso papel ser a voz do pobre e injustiçado.

A idéia áurea aqui é amar a Deus e fazer sua vontade amando nosso próximo. Fazer com que parte da paisagem que vemos deixe de ser paisagem e se tornem pessoas novamente.

No amor do divino Mestre,
Leonardo Soares - @leosoasan
Santo André - SP
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta