Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Perseverando nas Orações

"Eles perseveravam no ensino dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e NAS ORAÇÕES..." Atos 2.42

A igreja primitiva perseverava na oração. Era uma igreja que orava.
Caro leitor, a palavra oração aparece na Bíblia cerca de 370 vezes, em suas formas mais variadas de expressão. Isso nos diz algo não é mesmo?

A oração é nossa conexão com as regiões celestiais. Nossa conexão com o Pai, Filho e Espírito Santo. A forma única de nos relacionar com Aquele que nos criou, perdoou, resgatou, justificou, santificou e, por fim, adotou.

É através da oração que expressamos nosso amor, nossa alegria, nossos pedidos, nossa adoração, nossos medos e traumas, nossas necessidades, etc.

É também através da oração que vamos receber nossas respostas. Que vamos ouvir a voz de Deus. Que vamos discernir as coisas espirituais. Que vamos discernir a palavra de Deus. Que vamos receber dons espirituais. Que vamos nos encher e capacitar para as batalhas espirituais. Que vamos manifestar poder em nossas vidas e também na igreja local e que também vamos obter maturidade cristã.

Jesus orava constantemente e impulsionava seus discípulos a orar também, portanto nossa vida cristã deve ser de constante oração.

Vamos recordar alguns versículos clássicos sobre oração?

"Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará plenamente". Mateus 6:6

No sermão do Monte, onde há a compilação de todos os ensinos de Jesus para o cotidiano, Ele ensinou sobre um princípio de oração. Aprendemos com Jesus que a premissa da oração é em secreto e começa em CASA. É na nossa casa que nossa comunhão com Deus começa e não no templo. Lá no templo (leia-se "em público"), ela apenas se revela.

Outro ponto importante neste versículo é a palavra grega tameon que Jesus usou para se referir ao quarto. Esta mesma palavra também era usada para o local onde os tesouros do templo eram guardados, dando-nos então a interpretação de que o local de oração é um local de tesouros guardados, um lugar de riquezas.

"Orai constantemente". I Ts 5:17

Quando o apóstolo Paulo escreve a igreja em Tessalônica, ele dá uma orientação fora do comum. Parafraseando, ele diz: "nunca parem de orar". Muitas vezes, pelas correrias de nosso dia a dia, com a família, o trabalho, o labor ministerial, o trânsito, as grandes cidades etc., não nos sobra tanto tempo para uma vida saudável de oração, que é imprescindível para nossa saúde espiritual e emocional, e Paulo então nos traz uma "saída" que é uma VIDA DE ORAÇÃO. Está no banho? Ore! Tomando café da manhã? Ore! Ao caminho do trabalho ou escola? Ore! Lavando uma louça? Ore! De férias com a família? Você já entendeu. Faça o que estiver fazendo, ORE!

Perseverar na oração como esta igreja perseverava (Atos 2.42; Colossenses 4.2; Romanos 12.12; Efésios 6.18) conferia-lhes poder e maturidade, além da vigilância que ela proporciona ao crente fervoroso na oração. A palavra perseverança está relacionada à constância, firmeza, prosseguimento, persistência e continuidade. Não é fácil, eu reconheço. Talvez por isso o uso da palavra PERSEVERANÇA. Nunca vi alguém tendo que perseverar em alguma circunstância favorável. Nunca ouvi um amigo dizer a outro: "persevera nessa picanha meu amigo", ou ainda "persevera nessa praia". A perseverança sempre estará acompanhada de situações conflitantes e desconfortáveis. Orar não é nada confortável para o homem exterior e carnal.

Perseverar nas orações não é fácil, principalmente nos dias de hoje, em um mundo "fastfood", e quando nos acostumamos com tudo muito rápido e confortável. Na era do hedonismo, orar não é a melhor coisa para a alma. Mas te garanto, é a melhor arma que temos. Nosso melhor alimento de relacionamento com a Trindade e com o mundo espiritual, e seus frutos são extraordinários.

Mas o que temos visto hoje na maioria das igrejas? Uma terceirização da oração que provoca a dependência da oração dos outros. Não há, em muitos casos, um estímulo que parta primeiro das lideranças. Há uma terceirização nociva para a igreja, promovida pelos "ministérios periféricos de intercessão".

Jesus não criou este ministério, ele é periférico. Não é nocivo ter este ministério, até porque é uma forma sim de servir e ajudar as pessoas. Mas se isto for realizado sem o devido cuidado, promove uma dependência em massa e "vicia" muitas pessoas, deixando-as mal acostumadas e acomodadas.

É necessário retomar as rédeas da oração na igreja local, mas, sobretudo, na vida de cada cristão sincero, pois é a oração A CHAVE do sobrenatural nas nossas vidas.

Também acho salutar relembrar que a oração não ajuda a Deus. Ela nos ajuda. Quando oramos, mesmo suplicando por algo que nos angustia, somos afetados diretamente pela PAZ de Deus, cf. Fp 4.7-8. Há muitas pessoas nas igrejas sem paz, mesmo com uma orientação tão profunda acerca do nosso dia a dia, e eu suspeito que seja pela ausência de oração e confiança no Senhor. ORE!
Porto Velho - RO
Textos publicados: 12 [ver]
Site: http://www.youtube.com/tvcafeteologico
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.