Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Pai, Filho e Espírito Santo

Por que será que a Bíblia menciona tanto essas três pessoas? Sei que a maioria não tem o menor interesse neste assunto, mas eu tenho. Hoje eu conversei com uma pessoa que me disse claramente que o Espírito Santo é uma força. Se ele é uma força, por que a Bíblia fala tanto nele? Da mesma forma, tem gente que não crê em Jesus, nem crê que ele morreu e ressuscitou. Paulo disse que se Jesus não ressuscitasse a nossa fé seria vã e também a nossa crença. Paulo viu a Jesus no caminho de Damasco e andou com Ele, conforme Atos 9. Tanta gente estuda a Bíblia sozinho ou em grupo e ainda não conhece a Jesus. Um velho pastor disse que: Deus é o Criador, Jesus é o Salvador e o Espírito Santos é o Santificador. Mas, na verdade, os três são um. Não há como separar um do outro, pois existe só um Deus. A Bíblia é maravilhosa. É tão maravilhosa que muita gente crê nela, assim como também crê em Deus que a escreveu. Crer ou não crer é um direito extensivo a todo ser humano. A crença é livre, a liberdade é extensiva a todos.

Ultimamente eu tenho estudado e recordado estudos passados sobre as crenças e as religiões que sempre existiram e que hoje dominam o cenário, creio que em todos os países do mundo. Dá pra enlouquecer qualquer um. Hoje uma pessoa me disse que no seu Salão (eles não creem em Igreja e não se reúnem em templos) eles estudam e, portanto, tem um conhecimento superior a cerca de diversos assuntos. Ela não disse exatamente isto, mas deu pra entender. Eu lhe disse que em todas as igrejas a Bíblia é estudada com cursos, seminários, cursos básicos, Bacharelado e até Doutorado. Enfim, todas as igrejas, grupos, salões, congregações, casas de orações as pessoas estudam a Bíblia, além de cantar, orar e pregar. As igrejas (os templos) existem para isto. Mas eles insistem que só eles estudam a Bíblia, e, portanto, só eles sabem e conhecem. Na verdade, toda igreja, ou organização religiosa se considera "a certa", ou aquela que mais se aproxima da perfeição. Isto faz parte da natureza e do princípio de toda igreja. Todas tem um conjunto de doutrina, mas, por outro lado, consideram também as outras porque entendem que toda a verdade ainda não foi revelada. Mas tem grupos que se julgam o supra sumo, o primeiro biscoito do pacote, o produto tipo exportação e ninguém sequer chega perto. São os chamados exclusivistas. Não vou citar nomes. mas conheço pelo menos uns dez grupos religiosos assim e eles, geralmente, são os que mais crescem. O ser humano precisa disto para se firmar, para criar raízes, tem pessoas que vão para esses grupos, batizam de novo e começam do zero, conheço até pastores que fizeram isto. Mas, como ficam o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Muitos acreditam só no Pai, que eles chamam de Jeová, outros só acreditam em Jesus porque ele é o Deus encarnado, morreu e ressuscitou. Outros só acreditam no Espírito Santo, dão total ênfase à obra dele na salvação, na cura, libertação e em toda ação na igreja. Mas a Bíblia fala, em muitos textos, no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Um dos versículos mais conhecidos é Mateus 28.19. Como essas pessoas conseguem dissociar esses três? A Bíblia é um livro essencialmente espiritual, são três pessoas divinas que formam uma divindade, na verdade não são três pessoas no sentido numérico, mesmo separadas, elas são uma só pessoa. Quando uma pessoa se propõe a crer em Deus ela não está crendo em pessoas humanas, restritas e limitadas. Não há um modelo de pregação, de oração, nem de igreja. Quem disse que há está mentindo. Na verdade, nem precisaria haver igrejas porque nós somos templos de Deus e igreja de Deus. As igrejas, muitas vezes, servem para criar confusões, divisões e até brigas, como vemos hoje. Qual era a igreja a que Paulo pertencia? Igreja lembra intermediário, guia turístico, informante. Jesus é o único caminho que nos leva a Deus (João 14.6). Em suma: a igreja é importante, mas ela não substitui o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.