Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ousadia ou oportunismo?

Certa vez, assisti a palavra de um parlamentar com outro colega, dizendo um texto bíblico a respeito de bênçãos prometidas por Deus a quem abençoar o Seu povo, Israel:

"Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gênesis 12 3).

Comentei com um dos meus filhos, pastor e médico, homem muito fiel a Deus e à Sua Palavra; ele se mostrou favorável à postura daquele político; teria eu dito a ele que, às vezes, considero tais pronunciamentos como "oportunismo"; refletindo, chegamos a um consenso: não devemos perder as oportunidades que nos aparecem de falar sobre o Senhor Jesus; isso é "ousadia!"

O Senhor Jesus nos comissionou para isso ao determinar a missão do "IDE":

• "fazer discípulos/ensinar" (Mateus 28 19);

• "pregar o evangelho a toda criatura" (Marcos 16 15);

• "sermos testemunhas até aos confins da terra" (Atos 1 8).

Devemos nos lembrar da ênfase que Paulo passou a Timóteo no sentido de não perder oportunidades, de pregar o evangelho a tempo e fora de tempo:

"Prega a palavra, insta, quer seja oportuno quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina" (2Timóteo 4 2).

Se é que amamos o próximo e queremos ser fieis a Deus, que não quer que nenhum pereça, não devemos perder as oportunidades:

"Não retarda o Senhor a sua promessa [da 2ª vinda do Senhor Jesus], como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3 9).

Reitero, justamente por amor ao próximo, que desejamos que alcance a salvação, e por obediência ao Senhor Jesus que "se tornou Salvador dos que lhe obedecem" (Hebreus 5 9): - "não podemos perder as oportunidades!"

Não tem sido poucas as chances que perdemos, deixando para o dia seguinte, para ocasião mais propícia, e isso não é aconselhável eis que não sabemos o futuro [nem mesmo o minuto seguinte] e o próximo pode acabar deixando de receber a salvação por nossa omissão.

Há um exemplo marcante em nossa família, conto outra vez: em 1986, no culto vespertino, entrou na igreja um senhor idoso, com um semblante triste, pesado – prestou muita atenção nos hinos, na leitura da Palavra de Deus e na pregação; terminado o culto os adultos ficaram se confraternizando, tomando um café ou chá, enquanto os jovens foram jogar pingue-pongue e pebolim.

Nosso filho primogênito, Edmar Júnior, à época com 20 anos, se dirigiu àquele cidadão para cumprimentar e conversar – era a primeira vez que o referido homem entrava em uma igreja evangélica – o jovem, então, falou de Cristo para ele, detalhou o plano de salvação de Deus para toda a humanidade; aquele homem, de semblante caído, manifestou o desejo de receber o Senhor Jesus no coração e orou com o jovem nesse sentido.

Ele residia próximo de uma família da igreja; assim, ficamos sabendo que, na terça-feira, ele, "já, então, filho de Deus" [João 1 12], falecera em decorrência de um infarto fulminante; foi ao encontro do Senhor Jesus para a eternidade diante de Deus.

Ficou claro para todos que, de uma maneira ou de outra participaram desse momento, que, como no caso do ladrão na cruz, não é necessário praticar boas obras; também não é necessário ser "bonzinho"; nem é necessário filiar-se à uma igreja instituição; não é necessário fazer voto de pobreza; não é necessário se tornar "dizimista" ou fazer alguma oferta à alguma instituição – sim, porque nada disso salva, é prática espontânea, fruto do Espírito Santo na vida do cristão:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei" (Gálatas 5 22-23).

Diz a Palavra de Deus que a salvação não é por obras para que ninguém se glorie disso: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2 8-9).

A salvação, reitero, como ocorreu com um dos ladrões na cruz e com aquele homem, só depende de receber o Senhor Jesus, no coração, tornando-se de "criatura" a "filho de Deus":

"Mas, a todos quantos o receberam [no coração] deu-lhes o poder de SEREM FEITOS filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1 12-13).

Na condição de seguidores do Senhor Jesus nossa missão é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22 37-40); temos que amar o próximo, inclusive os inimigos (Lucas 6 27-31), porque "aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê" (1João 4 20).

A respeito, nos ensina a Palavra de Deus:

• "Nisto conhecemos o amor; que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos" (1João 3 16).

"Buscai o Senhor enquanto se pode achar, enquanto está perto" (Isaias 55 6).
São Paulo - SP
Textos publicados: 804 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.