Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O sobrenatural de Deus no cotidiano

Aprendi a ver a mão de Deus em tudo, seja na natureza, que é obra das suas mãos, na igreja, que é um grupo de pessoas alcançadas pela graça do nosso eterno pai ou mesmo naqueles momentos que só podem ser explicados como milagres de Deus.

Ser cristão é caminhar entre a vida natural, que é o contexto onde vivemos e existimos, e o sobrenatural, que são aquelas realidades que não vemos, como diria Francis Schaeffer em Verdadeira Espiritualidade.

O grande desafio, a meu ver, é entender a palavra sobrenatural, que, convenhamos, segue muito desgastada e incompreendida, devido à visão de muitos cristãos. Sendo que eu vivi em um contexto que espiritualizava tudo, por conta de muitos livros incoerentes que os cristãos seguiam. Muitos deles, por conta destas obras, viam a vida espiritual através destas lentes idealizadas e incorretas.

O sobrenatural é tudo o que escapa aos nossos olhos naturalistas. É perceber como existe muito mais do que as nossas vistas conseguem captar. Schaeffer complementa:

"Conforme a visão bíblica, a realidade consiste de duas partes: o mundo natural — o que vemos, normalmente, e a parte sobrenatural. Quando usamos a palavra "sobrenatural", entretanto, é preciso cuidado. Na verdade, o sobrenatural não é mais incomum no universo, do ponto de vista bíblico, do que aquilo que normalmente chamamos de natural. A única razão de chamá-lo de parte sobrenatural é que geralmente não podemos enxergá-lo. Só isso. Do ponto de vista bíblico — a visão judaico-cristã — a realidade tem duas metades de uma laranja. Uma parte normalmente é visível, a outra é normalmente invisível" (2021, p. 70).

O meu desafio, quanto a este assunto, é que eu já estou bastante calejado por conta dos muitos exageros, mas eu acredito na realidade espiritual. Eu entendo que existe muito mais do que nós vemos, mas se prestarmos atenção, até o que aparentemente é natural, pode ser sobrenatural. A vida, a criação ou uma célula, pode revelar a maravilha da criação de Deus, um milagre que revela a sua existência. A Bíblia fala que Deus pode ser conhecido através da criação (Romanos 1: 20), e esta verdade, muitos cristãos estão perdendo, pela ênfase em querer ver o milagre em todos os lugares, sem perceberem, que no final, tudo é um milagre.

Por espiritualizarmos tudo, muitas vezes não notamos Deus nas pequenas coisas. O mesmo podemos falar do inimigo, que tira a nossa paz e a nossa confiança em Deus, agindo através das coisas aparentemente banais, sem nos darmos conta disso. E perceba como estas literaturas ditas cristãs, que falam de batalhas espirituais, partindo muito mais de histórias mirabolantes do que dos princípios bíblicos, termina por trazer muito mais preocupações, do que a busca genuína por Deus. Não estou negando uma realidade e sim, deixando claro como alguns livros são perigosos e antibíblicos, motivando você a agir com a intenção errada.

Assim como é possível ver Deus nas pequenas coisas, na criação e em tudo o que ele criou, é possível perceber como o inimigo também usa as pequenas coisas para minar a nossa paz e confiança em Deus.

Aprenda a olhar a vida cristã com um olhar amplo para perceber que existe uma realidade que muitas vezes não nos damos conta. Por isso, busque olhar a vida ou as boas oportunidades, como milagres divinos, já que tudo é fruto da sua dádiva. Nós fomos salvos, resgatados do pecado, assim sendo, a nossa vida é um milagre, por conta de graça do nosso pai. No final, tudo o que vivemos é fruto da sua misericórdia, sendo assim, um milagre. Aprendi a ser grato por tudo e a ver Deus agindo em tudo, inclusive no mais simples acontecimento.

E cuide com aquelas literaturas ditas cristãs, que ensinam você a olhar além, para uma batalha espiritual, mas que impede de você ver que no simples, nas coisas que não vemos, podemos perceber também Deus agindo. E fique atento as obras que falam sobre o inimigo, mas que impede você de ver seus erros, naqueles pecados que muitas vezes já são aceitáveis, que nem são vistos como pecado mais em sua vida.

A vida cristã é uma prática diária, é um modo de ser que exige que tenhamos um estilo de vida e a mentalidade que parte da Bíblia. É a palavra de Deus o nosso referencial central, assim sendo, fuja de tudo o que não possui fundamentos neste sagrado livro e que motiva você a agir com os propósitos errados.

Este texto foi originalmente publicado no site Teologia na Solitude!

BIBLIOGRAFIA
SCHAEFFER, Francis. Verdadeira espiritualidade. São Paulo: Cultura Cristã, 2021.
São José Dos Pinhais - PR
Textos publicados: 18 [ver]
Site: http://www.teologianasolitude.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.