Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O pastor do salmo 23

Quero fazer com você uma reflexão no Salmo 23 sob três perspectivas diferentes:

A primeira, sob a perspectiva do autor divino - Deus. Ele é o pastor do salmo, o inspirador, aquele que mantém o salmo atual; A segunda, sob a perspectiva do autor humano - Davi. Ele, por inspiração divina viveu e escreveu o salmo; A terceira, sob a perspectiva do leitor - eu e você, os que lêem o salmo buscando extrair dele lições espirituais para o cotidiano. Deus é o motivador do salmo; Davi é o instrumento usado para trazer o salmo à existência; nós somos os destinatários finais, a quem o salmo se aplica.

Este salmo é talvez o mais lido e recitado da Bíblia. É uma verdadeira pérola da literatura cristã. Mas será que todos os que conhecem o salmo do pastor, pertencem ao pastor do salmo? Esta pergunta deve ser respondida, pois, este salmo não se aplica a todas as pessoas que o lêem, aplica-se às pessoas que são ovelhas do pastor do salmo.

Portanto, não basta conhecer o salmo do pastor, é preciso ser ovelha dele. O Senhor era, de fato, o pastor de Davi, por isso ele pôde declarar as verdades aqui contidas. Para você se apropriar das promessas deste salmo, precisa ter certeza de que é ovelha do Senhor.

Quem este Pastor do salmo?

Deus, quando se revelou aos filhos de Israel usou diversos nomes. Houve um especial pelo qual ele se fez conhecido: Iavé, isso é, o imutável, o auto-existente. À medida que fazia algo marcante ao seu povo, eles adicionavam certos qualificativos ao seu nome, como: Raah (pastor). Iavé se revelou a Davi como um pastor. Deste modo Davi pôde dizer: o meu Senhor é o meu pastor.

Quando Deus se revelou à humanidade na pessoa de Jesus, fez esta afirmação: “Eu sou o bom pastor... conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (Jo 10:11,14). Jesus, por ser co-igual com o Pai, se apresentou ao seu povo como o pastor. Jesus é o dono do rebanho. Ele conhece e se relaciona pessoalmente com cada ovelha: guiando, cuidando, protegendo. Então, nenhuma das suas ovelhas irá se dispersar, nenhuma irá se ferir, e, caso seja atacada pelo lobo voraz, ele as defende.

O que este Pastor não deixa faltar?

Em nosso cotidiano sempre faltam muitas coisas: dinheiro, emprego, amigos, paciência, gás, luz, pó de café, açúcar, energia, enfim. O Pastor tem falhado? Sua palavra tem falhado? Você não é uma ovelha do seu aprisco?

Este pastor não falha (Js 21:45). Sua palavra não falha (Mt 24:35). O salmo reflete sobre o relacionamento pastor x ovelha. Assim, tudo o que um pastor não deixaria faltar às suas ovelhas, é o que Jesus, como pastor, não nos deixa faltar. E o que ele não nos deixa faltar?

• Cuidado - o pastor sempre leva as suas ovelhas a locais que tem pastos verdejantes e águas tranqüilas. Ele zela pelo bem estar das suas ovelhas. Assim faz o pastor Jesus, ele jamais deixará faltar as coisas necessárias a vida das suas ovelhas, tais, como, o alimento, o vestuário (Mt 6:25; Sl 37:25);

• Condução - o pastor sempre conduz suas ovelhas de forma segura, desviando-as dos perigos (Jo 14:6);

• Presença - o pastor jamais abandona as suas ovelhas (Mt 28:20; Jo 10:11-14);

• Proteção - ovelhas estão sempre sujeitas a cair em vales, a ataques de lobos e ursos. Por serem muito frágeis, necessitam de defesa e proteção. Jesus é a nossa segurança e proteção (1 Pe 5:8; 1 Jo 5:18).

Como este Pastor protege as suas ovelhas?

Protege com a própria vida (Jo 10:11). Para isso, usa alguns instrumentos:
• A vara - algumas ovelhas se dispersam do rebanho, então, o pastor usa a vara para trazê-la de volta, só assim poderá mantê-la sob sua proteção. A vara é o instrumento de correção.
Jesus, porque nos ama, nos corrige, isso, para a nossa segurança (Hb 12:4-7);

• O cajado - ovelha que se desgarra do rebanho sempre cai em algum vale e se fere. O cajado é o instrumento de resgate. Após o resgate, o pastor toma a ovelha no colo, trata das suas feridas com amor. Quantas vezes, na caminhada, nós caímos e nos ferimos (1 Co 10:12).

Ainda bem que temos um pastor cuidadoso e atento para nos resgatar (Sl 37:24), nos tomar no colo, enxugar as nossas lágrimas, limpar nossa sujeira e curar nossas feridas.

Você entende porque ter um pastor como este trazia alegria ao salmista. Aliviado ele declara: “a tua vara e o teu cajado me consolam”.Quem não se sente consolado pela vara e pelo cajado deste pastor, sabendo que sua correção é uma declaração de amor? Sabendo que estamos caminhando sob seu atento olhar de proteção?

Vale a pena ser ovelha deste pastor. Você estará seguro, protegido, amado, terá as necessidades supridas, as feridas curadas. Você sabe que sua presença constante te conduz pelo caminho seguro que nos leva à Deus.

Jesus é o seu pastor? Você pertence ao aprisco? Tem ouvido e reconhecido a sua voz? Tem sido obediente a ele? Está em comunhão com as demais ovelhas do aprisco? Alegra-se ao experimentar a sua correção? Lembre-se: “quando o Grande Pastor aparecer, receberemos a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho”(1 Pe 5:4).
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 21 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.