Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O futuro pertence a quem?

Deixemos por um pouco a teologia e falemos de relacionamentos: Dois homens conversam à beira mar, Jesus e Pedro. A história já havia terminado. Começo, meio e fim. O Mestre chegou, revelou sua glória, ele morreu e ainda ressurgiu triunfante. Parece não haver mais nada a ser feito, nada a ser discutido. Ele provou ser o Messias. E daí? O que muda na vida do pescador?

Jesus não somente formou um discípulo, ele desenvolveu uma amizade com Pedro. E essa amizade estava agora em jogo: Pedro você me ama mais do que os outros? Jesus não queria que Pedro fizesse algo por obrigação, como quem diz agora essa é sua tarefa. O amor deve ser a base de todo relacionamento: você me ama? 

Muito mais do que um amigo, Jesus é o Deus todo poderoso, que se relaciona com sua criatura, caída, mas redimida. Mas não é um déspota. Você me ama? Sim, Senhor, você conhece todas as coisas e sabe que eu te amo.

Pedro não foi um teólogo. Mas ele transferiu à igreja ao longo dos séculos importantes ensinos. Nem tanto por afirmar coisas tão fundamentais como: você é o Filho do Deus vivo ou você conhece tudo. Mas nas palavras do próprio Pedro, somos pedras vivas, neste edifício. Ele edificou com sua própria existência, caráter e personalidade. Pedro não só impôs as mãos para que recebessem o dom do Espírito Santo, mas ele mesmo produziu com seu viver frutos que alimentaram seus contemporâneos.

Marcado pela convivência com Jesus, ele soube passar isso adiante. Nosso relacionamento com o Criador só subsiste na base do amor. A fé, que é inquestionavelmente imprescindível, não passa de uma expressão de amor: confiança em quem é digno de tal. Não existe nada mais destrutivo nos relacionamentos do que a desconfiança.

Confiar é olhar para o futuro com bons olhos. Dois homens olham para frente. A história ainda não terminou, nem está determinada, depende de você. Jesus quer confiar seu rebanho a Pedro. Mas precisa obviamente de um ok da parte do pescador. Jesus mostrou-lhe que a conseqüência disto seria perseguição e morte.

Entremos na teologia. C. S. Lewis comparou a teologia a um mapa de navegação. Você pode pegar um barco na praia e valer-se de nenhum recurso e remar próximo da costa, mas se quiser entrar em alto mar e descobrir terras desconhecidas ou alcançar terras distantes é bom que esteja preparado com um mapa e uma bússola. Se quisermos aprofundar nosso relacionamento com Deus, é necessário não somente prática da Palavra (que é algo básico), mas teremos que ter a bordo uma cartografia séria e coerente que esteja baseada nas evidências da revelação divina.

Revelado é, por exemplo, em Jeremeias 42 versos 10 e 13 que Deus dá ao homem a escolha. Neste caso tão marcante, assim como em vários outros, Deus mostra que o futuro pode ser bom ou mau, dependendo da escolha do homem. Não havia nada programado, Deus apontou ainda o caminho a ser seguido. Infelizmente seu povo escolheu deliberadamente o mau caminho.

No caso de Pedro, Jesus lhe fez um pedido, apascenta os meus cordeirinhos, mas mostrou a Pedro que o fim não seria “bom”. Pedro escolheu seguir Jesus. E o futuro do outro discípulo? O que você tem com isso? Vem tu e segue-me.

Cabe-nos seguir o Mestre. Ele vai à frente, a ele pertence o nosso futuro e a nós o seu presente.
Fürth - EX
Textos publicados: 285 [ver]
Site: http://teologia-livre.blogspot.de/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.